Os jurados da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil definiram os 30 projetos e iniciativas vencedoras, de prefeituras e organizações da sociedade civil.
A escolha dos premiados foi feita por 16 especialistas de todo o País. Dalberto Adulis, consultor do Akatu, participou do júri. A seleção das práticas envolveu 25 técnicos. Foram visitadas 65 práticas e 57 municípios, distribuídos em todas as regiões do Brasil.
Nesta edição, foram inscritos 1.090 projetos, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras municipais. Para concorrer, os projetos deveriam seguir diversos critérios como participação da comunidade, inexistência de parcerias, perspectiva de continuidade, entre outros.
O prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 om a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A partir de 2010, o desafio foi abranger um número maior de municípios brasileiros.
Erradicar a extrema pobreza e a fome, alcançar a educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, garantir a sustentabilidade ambiental são alguns dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Confira a lista completa dos vencedores da edição 2014 do prêmio no site da ODM Brasil.