Iniciado em 2002 no Brasil, o Clube dos Produtores foi idealizado pelo Walmart para estreitar o relacionamento com produtores rurais de pequeno e médio porte. Ao apoiar a agricultura familiar por meio de relações comerciais de ganho mútuo a empresa tem como objetivo oferecer produtos de maior qualidade aos clientes, a preços competitivos, e estimular as economias locais.
Mais de 9.500 famílias de 19 estados brasileiros e DF fornecem para o Walmart, a maioria delas produtora de Hortifurti (47%). Com contratos que estabelecem padrões de qualidade, visibilidade especial nas lojas e ferramentas de apoio técnico, os produtores rurais passam a ter a oportunidade de vender os seus produtos ao Walmart, negociando de forma direta e sem exclusividade. Entre os benefícios oferecidos estão prioridade no descarregamento dos produtos, prazo de pagamento diferenciado e prioridade na antecipação de crédito.
Para fazer parte do Clube dos Produtores, o produtor passa por uma avaliação em alguns aspectos, como a origem e qualidade da matéria-prima; respeito ao meio ambiente; responsabilidade social; qualidade da água e cumprimento da legislação sanitária e fiscal. O Walmart fornece auxílio técnico e faz vistorias frequentes para garantir que os requisitos estão sendo cumpridos.
Em setembro, o Walmart Brasil lançou um Guia de Apoio ao Produtor, publicação que visa incentivar a agricultura familiar e oferecer produtos de maior qualidade, com o menor impacto possível.
Além da versão impressa que está sendo distribuída aos integrantes do Clube dos Produtores, está disponível uma versão para download do Guia de Apoio ao Produtor.
A publicação contém informações de como chegar ao grande varejo com excelência e apresenta outras opções de comercialização com o governo, como para o mercado de merenda escolar. Ela também traz fichas de diagnóstico que podem ser usadas no dia a dia. As dicas estão divididas em três grandes temas (meio ambiente; gestão de negócios e atendimento à lei; direitos humanos e segurança do trabalho), que servirão para identificar pontos de melhoria e qualificar o negócio do pequeno e médio produtor agrícola.