Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.
Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.
Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).
Se você vive na região Sudeste, aproveite a estação da manga para preparar um delicioso picolé cremoso de manga com coco:
Picolé de manga e coco
INGREDIENTES
- Suco de 3 LIMÕES
- 1/2 xícara de LEITE DE COCO
- 2 colheres de sopa de CHIA
- 1/2 xícara de ÁGUA
- 3 MANGAS
MODO DE PREPARO
- Deixe a chia de molho na água por pelo menos 15 minutos.
- Esprema o suco dos limões e bata no liquidificador junto com o leite de coco, as mangas picadas e a chia hidratada.
- Coloque a mistura em forminhas de picolé e arrume os palitos no centro de cada um (se você não tiver forminhas para picolé, qualquer embalagem vazia de potes de iogurte, por exemplo, também serve).
- Leve ao freezer até congelar.
*Receita retirada do site da Dani Noce.
Veja, abaixo, lista com legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de novembro na região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.