loader image
15.03.23 às 17:40

Nestlé tem a primeira marca de café solúvel para coar certificada como carbono neutro no país

Iniciativas proprietárias da linha Nescafé propiciaram a redução e neutralização de emissões de carbono na cadeia produtiva
Ação de Apoiador
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Nescafé Origens do Brasil, a linha de cafés especiais e sustentáveis da NESCAFÉ, acaba de conquistar a certificação de produto Carbono Neutro, de acordo com o The Carbon Neutral Protocol, principal framework global de neutralidade de carbono. Esse é um marco inédito entre as grandes marcas de café do país, e o resultado está diretamente ligado a quatro pilares de atuação da marca: implantação de práticas agrícolas regenerativas (com foco na melhoria do solo e na proteção dos recursos hídricos e biodiversidade); plantio de árvores em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica (uma das maiores ações de recuperação do bioma na história da ONG); redução da pegada de carbono em toda a cadeia de fornecimento (desde as fazendas de café até a embalagem que chega ao consumidor final); e compensação das emissões remanescentes de gases de efeito estufa, por meio de créditos de carbono verificados e de alta qualidade. 

Atualmente, 35 famílias brasileiras fornecem grãos de café 100% arábica para a produção de café solúvel e torrado e moído (para coar) à linha Nescafé Origens do Brasil. Certificadas pelos principais programas de sustentabilidade, como o AtSource e o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C), essas fazendas cultivam café usando práticas agrícolas regenerativas e emitem menos carbono equivalente por quilo de café do que as referências existentes na cafeicultura brasileira, sendo modelos para o cultivo de baixo carbono. A última safra de café arábica dessas fazendas apresentou redução de 70% da pegada de carbono em comparação com 2021, segundo a Agrobiota, empresa especializada na implantação de práticas regenerativas na agricultura. 

Um quarto dessas fazendas já é capaz de retirar da atmosfera mais gases de efeito estufa do que emite, ou seja, é negativa em carbono. E o restante está em vias de compensar integralmente a quantidade desses gases emitidos durante o ano, tornando-se neutras. 

“Muito mais que o título de Carbono Neutro, essa conquista nos ajuda a amplificar nossa verdade para bem além da porteira das fazendas: o cuidado e o empenho que dedicamos todos os dias à cadeia do café, sempre em parceria com nossos produtores. Assim, conseguimos escalar nossas ações e, de fato, transformar a cafeicultura do país”, afirma Taissara Martins, gerente de ESG para cafés e bebidas da Nestlé.  

Lançada em 2019, Nescafé Origens do Brasil é o carro-chefe do café sustentável da Nestlé Brasil. E, além de incluir o rol dos cafés de máxima qualidade (os chamados cafés especiais) produzidos no país, tem como base o programa Cultivado com Respeito, o maior do mundo de sustentabilidade na cafeicultura, criado por NESCAFÉ em 2010 com base em três categorias de atuação: Natureza, Pessoas e Conhecimento. 

Essa é a tríade que norteia as ações de Nescafé Origens desde o início; seja desenvolvendo práticas que ajudam na recuperação do meio ambiente, na aplicação de preços diferenciados e na bonificação de qualidade para os produtores, seja investindo em inovação constante para aprimorar o conhecimento no campo. A cadeia sustentável da marca inclui, ainda, desenvolvimento de embalagens e uso de tecnologia: as latas (para o café torrado e moído) e os vidros (para a versão solúvel) foram elaborados a fim de serem reciclados. Eles também possuem um QR-code vinculado ao blockchain usado pela marca para rastrear toda a sua cadeia de fornecimento, desde os cafezais até a distribuição do café aos consumidores. 

Para obter a certificação CarbonNeutral®, a Nestlé Brasil trabalhou com a Climate Impact Partners, especialista em soluções no mercado de carbono para ações climáticas. E, até 2026, pretende cumprir com mais um compromisso: plantar e cultivar 1,5 milhão de árvores na Mata Atlântica, região fornecedora de Nescafé Origens do Brasil. O projeto faz parte do Programa Global de Reflorestamento da Nestlé, que visa plantar e cultivar 200 milhões de árvores em todo o mundo até 2030. Em um bioma essencial para a cafeicultura brasileira, o projeto da Fundação SOS Mata Atlântica ajudará a restaurar ecossistemas florestais nativos e sequestrar aproximadamente 250 mil toneladas de CO2 ao longo de 25 anos. 

“Entendemos que a conquista dessa certificação não é um resultado final, mas sim uma etapa da jornada que a Nestlé vem percorrendo em todas as suas categorias de alimentos”, enfatiza Rachel Muller, vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé. “Juntamente com Nescafé Origens do Brasil, damos agora um passo muito importante para o futuro que queremos construir”, completa a executiva. 

Sobre a?Nestlé  

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e fábricas em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e trazem modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. 

Sobre a Climate Impact Partners 

A Climate Impact Partners é líder no desenvolvimento e fornecimento de soluções de alta qualidade e alto impacto no mercado de carbono para ações climáticas. Há mais de 20 anos, a empresa, que está comprometida em reduzir 1 bilhão de toneladas de CO2 até 2030, trabalha com empresas líderes em clima para apoiar mais de 600 projetos de remoção e redução de carbono em 56 países. Visando ajudar a transformar a economia global, melhorar a saúde e os meios de subsistência e restaurar um planeta próspero, a Climate Impact Partners desenvolve e entrega projetos financiados com carbono da mais alta qualidade. Ela cria e gerencia portfólios de certificados de atributos de energia e créditos de carbono que permitam a seus clientes compensar emissões que ainda não podem reduzir, precifiquem o carbono para incentivar mudanças e cumpram com metas climáticas ambiciosas. A Climate Impact Partners se baseia na experiência, integridade e inovação de duas empresas que lideram o mercado voluntário de carbono – Natural Capital Partners e ClimateCare. Saiba mais em: climaimpact.com 

Sobre a SOS Mata Atlântica 

Fundada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica tem como missão inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Nossas prioridades são Emergência Climática, Restauração Florestal, Áreas Protegidas e Água Limpa. Mais informações: https://bit.ly/englishsosma 

Mais sobre Agricultura Regenerativa: 

A agricultura regenerativa é uma abordagem agrícola que visa melhorar a saúde e a fertilidade do solo – bem como proteger os recursos hídricos e a biodiversidade. A restauração da saúde do solo ajuda a reduzir e capturar níveis elevados de carbono nos solos e na biomassa vegetal. Solos mais saudáveis também são mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas, podendo aumentar o rendimento e ajudar a melhorar os meios de subsistência dos agricultores. Sabemos que a agricultura regenerativa desempenha um papel fundamental na melhoria da saúde do solo, restaurando os ciclos da água e aumentando a biodiversidade. Esses resultados formam a base de sistemas alimentares sustentáveis e contribuem para alcançar nossas ambiciosas metas climáticas. É por isso que a Nestlé está investindo CHF 1,2 bilhão até 2025 para estimular a agricultura regenerativa em toda a nossa cadeia de fornecimento. 

Nossa abordagem sempre buscará colocar os agricultores no centro – apoiando soluções adequadas para suas regiões e culturas. É por isso que nossos mais de 500 especialistas em fornecimento e mais de 4.500 colaboradores de suporte estão ajudando na transição. Para isso, desenvolvemos a estrutura de agricultura regenerativa da Nestlé, guiada por princípios e práticas agroecológicos. É um modelo holístico que considera o solo como um nexo para ajudar a proteger e restaurar a terra. 

Você pode aprender mais sobre isso aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também