Em vez de jogar fora as cascas de frutas, que tal aproveitá-las para preparar receitas de geleias? Começar o dia com uma dessas delícias em torradinhas no café da manhã faz um bem enorme para o corpo, a mente e também para o meio ambiente! Não descartá-las evita a produção de lixo orgânico. Menos resíduos significa menos poluição nos aterros sanitários e menos produção de gases de efeito estufa – como o monóxido de carbono gerado a partir da decomposição desses alimentos. Isso contribui para o combate ao aquecimento global e às Mudanças Climáticas.
Comer cascas de frutas, além de ser uma atitude sustentável, também faz bem à saúde, pois são muito nutritivas. A grande maioria contém fibras, importantes no funcionamento do sistema digestivo. Também possuem vitaminas. A casca de banana, por exemplo, pode se tornar uma deliciosa geleia, rica em vitaminas B6 e B12, e minerais como magnésio e potássio. Também tem triptofano, um aminoácido essencial que aumenta os níveis de serotonina (mesmo hormônio liberado quando consumimos chocolate) no corpo e afeta nosso bom humor.
Outra casca de fruta que pode ser utilizada em receitas de geleias é a do mamão. Ela contém vitamina C, betacaroteno e a enzima papaína, que tem ação digestiva e anti-inflamatória. A do melão também vale a pena! Possui mais cálcio e fósforo do que a polpa! Mas, atenção, consuma as geleias sem excesso, já que elas usam muito açúcar no preparo, o que torna a receita bastante calórica.
Na hora de comprar essas frutas que serão usadas nas receitas abaixo, prefira as orgânicas, pois suas cascas absorvem muito os agrotóxicos. E antes de utilizá-las, lembre-se de higienizá-las bem, em água corrente, esfregando-as com uma escovinha, mas sem usar detergente.
Quer aprender algumas receitinhas de geleias com casca de frutas? Veja a seguir três sugestões do guia Mesa Brasil, do Sesc.
Geleia de casca de banana
Ingredientes
• 1 kg de casca de banana
• 1 kg de açúcar
• 1 colher (sopa) de caldo de limão
• 1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo
Levar para cozinhar as cascas com água e quando amolecer, bater no liquidificador. Depois, colocar em uma panela, acrescentar o açúcar e o limão e levar de volta ao fogo para cozinhar, mexendo de vez em quando, no início, e depois mexer sempre até soltar do fundo da panela. Retirar da panela e deixar esfriar.
Geleia de casca de mamão
Ingredientes
• 1 mamão médio
• açúcar
• água
Modo de Preparo
O mamão deve ser bem lavado e descascado. Colocar as cascas numa panela com água suficiente para cobri-las e levar ao fogo deixando cozinhar bem. Quando estiverem desmanchando, retirar do fogo e passar na peneira. Medir a massa resultante e colocar a metade da medida de açúcar, levando ao fogo novamente até que se obtenha consistência gelatinosa.
Geleia de casca de melão
Ingredientes:
• casca de 1 melão médio
• água
• 1 pauzinho de canela
• 2 cravos inteiros
• açúcar
Modo de Preparo
Lavar e cortar em pedaços a casca do melão (casca externa e branca) e levar para cozinhar com água que as cubra inteiramente. Cozinhar até que se desfaça a parte branca. Coar em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, juntar 1 copo de açúcar, acrescentar a canela e os cravos e levar novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto de geleia.
Veja o guia completo para conhecer outras receitas de uso integral dos alimentos.
Leia mais:
Sobrou arroz? Use para preparar deliciosos bolinhos
10 Caminhos da Produção e do Consumo Consciente: O aproveitamento integral e não o desperdício