O Sesc lançou o “Manual da Alimentação Saudável na Escola”. A publicação traz informações sobre rotulagem de alimentos, prazo de validade, informação nutricional, formas de conservação do lanche e receitas.
O manual traz práticas que promovem a saúde e previnem doenças relacionadas à alimentação, como desnutrição, deficiências por falta de micronutrientes, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
Prefira os alimentos naturais aos industrializados
O guia alerta para a importância de dar preferência ao consumo de alimentos in natura, minimamente processados e integrais. Ao oferecer alimentos industrializados como refrigerantes, sorvetes, doces, enlatados, frituras, biscoitos recheados, dentre outros, a criança recebe excesso de gordura, açúcar, conservantes ou corantes, que podem comprometer o crescimento e promover a carência de vitaminas e minerais, além de aumentar o risco de doenças como alergias e obesidade.
Receitas saudáveis podem ser encontradas no Manual do Sesc, como de bolo de maçã com aveia, bolinho de espinafre com queijo, pão de queijo com inhame e hambúrguer caseiro.
Veja o “Manual da Alimentação Saudável na Escola” do Sesc
Leia mais:
Percurso do Edukatu leva o tema alimentação saudável para a sala de aula