A Unilever, proprietária de marcas como Dove, Ben&Jerry’s, Lipton e OMO, é a primeira multinacional de bens de consumo a se comprometer com a redução absoluta de plástico em todo o seu portfólio e, assim, ajudar a criar uma economia circular do plástico.
- Reduzir pela metade o uso de plástico virgem – eliminando mais de 100 mil toneladas do material presente em embalagens – e acelerar a utilização de plástico reciclado;
- Ajudar a coletar e processar um número maior de embalagens plásticas do que o que vende;
“O plástico tem seu lugar, mas este lugar não é o meio ambiente. Só podemos eliminar o seu desperdício agindo rapidamente e adotando ações radicais em todos os pontos do seu ciclo”, disse Alan Jope, CEO da Unilever. “Nosso ponto de partida é o design, que vai reduzir a quantidade de plástico que usamos e garantir que o material utilizado seja cada vez mais proveniente de fontes recicladas. Também estamos comprometidos em garantir que 100% de nossas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis”, completa.
Para tanto, o CEO explica que é necessário repensar profundamente a abordagem da Unilever às suas embalagens e produtos. “Isso exige que a gente introduza novos e inovadores materiais para embalagem, que aumentem a escala de modelos de negócio já nos formatos de reutilização e refil, a uma velocidade e intensidade sem precedentes”, diz Jope.
O compromisso assumido pela Unilever vai exigir a coleta e processamento de cerca de 600 mil toneladas de plástico por ano até 2025, o que será feito por meio de investimentos e parcerias que melhorem a infraestrutura da gestão de resíduos nos países nos quais a Unilever opera.
Gerar menos resíduo e coletar o que for gerado
1) Reduzir em 50% as embalagens de plástico virgem até 2025, com um terço (mais de 100 mil toneladas) proveniente de uma redução absoluta de plástico.
Mais de 100 mil toneladas virão de uma redução absoluta, pois a empresa investe em embalagens de uso múltiplo (reutilizáveis e/ou recarregáveis) e em soluções “sem plástico” (materiais alternativos para embalagens ou produtos nus), além de reduzir a quantidade de plástico nas embalagens existentes (concentração). A substituição de embalagens de plástico não reciclado pelas recicladas será responsável pela redução restante.
A Unilever vai mensurar o total de plástico virgem utilizado anualmente em relação ao número de 2018. Como resultado desse compromisso, a companhia se compromete a ter uma pegada de embalagens de plástico virgem de não mais de 350 mil toneladas até 2025.
A Unilever cumprirá esse compromisso:
- Com investimento direto e parcerias em coleta e processamento de resíduos;
- Com a aquisição e uso de plásticos reciclados em suas embalagens;
- Com a participação em esquemas ampliados de responsabilidade do produtor, nos quais a companhia paga diretamente pela coleta de suas embalagens.
A Unilever vai comparar o peso total das embalagens plásticas que ajudou a coletar e processar em um ano com a quantidade de plástico que usou no mesmo período. Nos últimos cinco anos, a companhia tem colaborado com muitos parceiros na coleta de plástico, incluindo o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, que ajuda a separar, coletar e reciclar embalagens por toda a Índia. Além disso, a empresa ajudou a estabelecer quase 3 mil bancos de resíduos na Indonésia, oferecendo a mais de 400 mil pessoas a oportunidade de reciclar seu lixo. Aqui no Brasil, a Unilever mantém uma parceria de longa data com o Grupo Pão de Açúcar para ajudar na coleta de resíduos por meio das estações de entrega.
Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico
Na frente Melhor plástico, lidera inovações pioneiras como o novo pigmento detectável usado por Axe e TRESemmé, que torna o plástico preto reciclável, podendo ser visto e classificado por scanners de reciclagem, e o ‘frasco festival’ de Lipton, que é feito de plástico 100% reciclado coletado usando um programa de depósito.
No quesito Nenhum Plástico, a Unilever vem trazendo ao mercado inovações que incluem xampu em barra, pasta de dente em tabletes com embalagem retornável, escovas de dentes de bambu e desodorantes em bastão embalados em papel cartão. Também aderiu à plataforma Loop, que explora novas maneiras de fornecer e coletar produtos reutilizáveis na casa dos consumidores.
Como parte do anúncio de hoje, a Unilever postou um vídeo em seu site abordando a questão do plástico nos oceanos e se comprometendo a fazer sua parte para “tornar o planeta azul, azul novamente! Assista ao vídeo no vídeo.