A primeira rede de aprendizagem online e gratuita sobre consumo consciente do Brasil é mantida pelo Akatu desde 2013. Feita sob medida para professores e alunos do Ensino Fundamental (6 a 15 anos), conta com um espaço de troca de ideias entre escolas, professores e alunos, e oferece conteúdos exclusivos, lúdicos e interativos — textos, infográficos, jogos, vídeos, planos de aula e percursos pedagógicos — sobre os temas resíduos, água, energia, alimentos e ODS, entre outros. Digital, o Edukatu alcança os 4 cantos do Brasil: ele contribui na educação de crianças de todas as regiões do país e pode ser utilizado nas redes pública e privada de qualquer localidade — o Akatu, junto às Secretarias de Educação parceiras, fornece orientação técnica e capacitação para o consumo consciente e sustentabilidade aos professores de maneira presencial ou a distância. Conheça o Edukatu.
Lúcia Rodrigues, representante da área de responsabilidade social da Braskem em 2019
541 estudantes sensibilizados
APOIO
450 educadores capacitados
3.500 alunos sensibilizados
APOIO
transformem e melhorem suas vidas. Apenas com indivíduos mais conscientes teremos uma sociedade mais justa, uma economia mais forte e um meio ambiente equilibrado.
Felipe Zanola, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro em 2016
5 escolas contempladas
R$225 mil em financiamentos
Simon Gilby, pesquisador do IGES
Prof. Dr. Manoel Alves, diretor-presidente do Grupo Marista em 2007
206 professores capacitados
3 mil alunos sensibilizados
10 mil pessoas das comunidades
escolares impactadas
alunos participantes
+ de 150 mil
pessoas da comunidade impactadas
- trabalho em conjunto com cooperativas de reciclagem da comunidade, aumentando quase 50% o volume de material recebido
- atuação em instituições infantis com oficinas de brinquedo e teatro de fantoches feitos com materiais reciclados
- campanha de comunicação sobre coleta seletiva e uso integral de alimentos
- distribuição de 8 mil canecas no Restaurante Universitário para diminuir o uso de copos plásticos descartáveis
William Kenji Tanaka, coordenador do trote em 2004
Paula Salomão Guimarães, analista de eficiência energética da CPFL Energia em 2020
colchões e sofás recolhidos e tratados
84 toneladas
de materiais reaproveitados
31 escolas
participantes
+1,2 mil
alunos e professores sensibilizados
APOIO
Júlio Natalense, líder de Sustentabilidade para a Dow na América Latina em 2017
De 2007 a 2012, o Akatu desenvolveu e aplicou um programa de sensibilização, mobilização e engajamento dos colaboradores do Walmart Brasil para o consumo consciente. Com atividades exclusivas, que combinam a metodologia própria do instituto, a aplicação do Teste do Consumo Consciente e práticas do design thinking, o Akatu capacitou mais de 1 mil colaboradores para atuar como multiplicadores do consumo consciente. Eles disseminaram o conteúdo e aprendido e as práticas desenvolvidas em conjunto com o Akatu e sensibilizaram outros 82 mil colaboradores em todas as unidades da empresa nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
+ de 1.600 colaboradores sensibilizados pelos multiplicadores
Yazmin Trejos, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Masisa Brasil em 2014