Pesquisa 2005: Apenas 15% puniu empresas por má conduta

Para Helio Mattar, "consumidor cidadão" está criando um novo atributo competitivo no mercado

Comparado aos consumidores de outros países, o brasileiro é um dos que menos pune as empresas - apenas 15% afirmou ter deixado de comprar produtos ou falado mal de uma empresa como forma de puni-la, além de outros 15% que pensaram em punir, mas acabaram não fazendo. Os australianos, campeões da punição, foram 51%. Esse dado da "Pesquisa 2005 - RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro" confirma tendência já apontada por estudos anteriores realizados pelo Akatu: o consumidor brasileiro exerce seu poder de influência mais por meio da premiação, ou reconhecimento, do que pela punição.

Pesquisa ...

Pesquisa 2005: 60% acham que empresas devem diminuir distância de ricos e pobres

Autor do estudo relaciona visão do consumidor sobre a RSE ao nível de desenvolvimento de cada país

Sessenta por cento dos entrevistados da "Pesquisa 2005 - RSE - Percepção do Consumidor Brasileiro" acham que as empresas devem ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres no País. Segundo um dos autores do estudo, Fabián Echegaray, esse dado reflete o contexto de injustiça social do Brasil. A média mundial de respostas positivas a essa questão foi de 44% (veja gráfico).

"As expectativas do brasileiro são similares a de outros países em desenvolvimento, como a Argentina, Rússia e África do Sul. Quanto mais baixo o IDH [Índice de Desenvolvimento ...

Pesquisa 2005: Consumidor brasileiro quer "empresas cidadãs"

Nova publicação do Akatu foi lançada em São Paulo e revela grande expectativa sobre papel social das empresas

Sessenta por cento acha que empresas devem ajudar a reduzir distância entre ricos e pobres Apenas 15% puniu empresas por má conduta; tendência maior é em "premiar" RSE desperta interesse em 78% dos brasileiros Oitenta e dois por cento ressalta total responsabilidade das empresas sobre qualidade e segurança dos produtos.

Comparado aos consumidores de outros países, o brasileiro espera mais participação das empresas nas áreas da saúde, educação e cultura - como uma contribuição efetiva no combate à desigualdade social . E embora mais próxima da média mundial, a expectativa do brasileiro em relação às "responsabilidades operacionais" das ...

Pesquisa 2005: RSE desperta interesse em 78% dos brasileiros

Para Ricardo Young, diretor-executivo do Instituto Ethos, empresas veem oportunidade de mercado nesse segmento

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados nas ações de responsabilidade social das empresas. A “Pesquisa 2005 – Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro” revela que a soma dos que mostraram interesse em saber como as empresas buscam ser socialmente responsáveis atinge 78%. Na comparação com a pesquisa de 2004, os interessados eram 72% dos entrevistados. “O consumidor está identificando e premiando quais empresas vão ao encontro de suas expectativas em relação à sua concepção de responsabilidade social” avaliou Ricardo Young, diretor-executivo do Instituto Ethos, em evento de lançamento da ...

"RSE: Percepção do Consumidor Brasileiro" está disponível para download

Pesquisa 2005 do Akatu revela o que o consumidor brasileiro espera das empresas e lançada em evento realizado no Auditório do Instituto Carrefour

O Instituto Akatu, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Market Analysis divulgaram nesta quinta-feira, 20 de julho, o relatório “Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro, Pesquisa 2005”. A publicação foi patrocinada pelo Grupo Carrefour, parceiro mantenedor do Akatu, e traz dados sobre a percepção de consumidores em 21 países – incluindo o Brasil – acerca do papel social das empresas. O evento de lançamento aconteceu no Auditório do Instituto Carrefour. Para fazer o download da íntegra da pesquisa em PDF, clique aqui.

O levantamento, feito em ...

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...