loader image
01.12.10 às 10:45

10ª edição do Prêmio Instituto Ethos e jornal Valor Econômico destaca trabalho sobre corrupção

O projeto buscou incentivar a discussão sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável no meio universitário.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Ethos de Responsabilidade Social e o jornal Valor Econômico, ambos apoiadores institucionais do Akatu, anunciaram na noite de quarta-feira (6/10), em São Paulo, os vencedores da 10ª e última edição do Prêmio Ethos Valor. O projeto buscou incentivar a discussão sobre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável no meio universitário.

Os cinco trabalhos vencedores foram escolhidos entre os 15 finalistas, de um total de 283 projetos inscritos. A competição se dividia em três categorias principais, duas delas subdividas em subcategorias: Categoria Professores (Plano de Ensino e Artigo de Pesquisa); Categoria Estudantes Universitários (Graduação e Pós-Graduação).

A Categoria Grupos Mistos e Temáticos é formada, obrigatoriamente por grupos de professores e alunos para desenvolverem trabalhos específicos sobre tema indicado pela organização. Neste ano, o tema escolhido foi corrupção.

“É um mal recorrente em nossa sociedade e que entrava o desenvolvimento sustentável, por isso, decidimos escolher esse tema para fechar com chave de ouro essa iniciativa”, declara Sérgio Mindlin, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

Conheça os vencedores:

Categoria Mista e Temática

Projeto: A Origem do Comportamento Fraudulento entre Motoristas de Transporte Rodoviário de Cargas

Estudante Autor: Marcelo Chieus Zocca
Professores Autores: Ana Paula Dário Zocca, Valéria Rueda Elias

Spers, Dalila Alves Corrêa e Arsênio Firmino de Novaes Netto ? Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Resumo: O trabalho aborda a ocorrência de práticas fraudulentas conta empresas do setor de transportes no município de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. A pesquisa analisa também o envolvimento de dos funcionários das empresas nessas práticas e suas implicações na vida familiar e na sociedade.

Categoria Professores

Subcategoria Plano de Ensino

Projeto: Tecnologia do Ambiente Construído e Sustentabilidade

Autores: Cynara Fiedler Bremer, José Eustáquio Machado de Paiva e Maria Luiza Almeida Cunha de Castro ? Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ? Belo Horizonte, MG

Resumo: O projeto analise a sustentabilidade na construção civil como tendência crescente no mercado e destaca o arquiteto como formador de opinião e educar a partir de suas escolhas na projeção de seus trabalhos.

Subcategoria Artigo de Pesquisa

Projeto: Formação Superior – Uma Prioridade da Educação para a Sustentabilidade no Brasil

Autores: Ahmad Saeed Khan e Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima ? Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza, CE

Resumo: O artigo aborda a construção de um conhecimento que leva a um desenvolvimento sustentável em um país como o Brasil, onde a qualidade de ensino é deficitária.

Categoria Estudantes Universitários

Subcategoria Graduação

Projeto: Os Novos Rumos da Responsabilidade Social: o Conceito da RSE 2.0 e os Debates sobre a ISSO 26000

Autor: Igor Souza da Rocha ? Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro, RJ

Orientadora: Valeria Gonçalves da Vinha

Resumo: O trabalho discute as características da futura norma de responsabilidade social a ser adotada em 155 países, abrangendo direitos humanos e proteção ao meio ambiente.

Subcategoria Pós-graduação

Projeto: Riscos Socioambientais em Crédito no Setor Bancário: Conquistas e Desafios no Debate da Sustentabilidade

Autoras: Maria Gisela Gerotto e Renata Guimarães Cintra ? Fundação Instituto de Administração (FIA), São Paulo, SP

Orientadora: Graziella Maria Comini

Resumo: O trabalho analisa os riscos socioambientais derivados da farta oferta de crédito pelas instituições bancárias e traça comparações entre os diferentes processos adotados pelos bancos.

Ao longo de dez anos de evento, 3.226 trabalhos foram analisados. “O Prêmio Ethos Valor, cumpriu o objetivo inicial de incluir na sociedade a discussão sobre responsabilidade social e sustentabilidade na área acadêmica”, destacou Luciana de Souza Aguiar, coordenadora do evento.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também