loader image
28.10.16 às 12:27

App colaborativo informa horários de ônibus em São Paulo

Com ajuda dos passageiros, aplicativo Coletivo gera dados em tempo real sobre horários e tudo o mais que interfere no transporte da capital paulista

Comentário Akatu: o aplicativo Coletivo facilita o deslocamento dos usuários de transporte público em São Paulo, incentivando a mobilidade por transporte coletivo. Isso leva a uma maior probabilidade das pessoas deixarem de usar o transporte individual, reduzindo seus impactos negativos relativos à poluição e às mudanças climáticas. Especialmente nas grandes cidades, o uso de automóveis é o principal responsável por esses impactos, e o uso do transporte coletivo leva a uma melhor qualidade de vida para todos.

Imprevistos, atrasos, inundações e tudo aquilo que pode interferir no horário dos ônibus já pode ser comunicado, de modo colaborativo e em tempo real, aos passageiros do sistema de transporte público da capital paulista.

O aplicativo Coletivo, lançado em setembro na Semana Multimodal, é gratuito e está disponível para o sistema Android, usado pela maioria dos passageiros em São Paulo.

Mais do que orientar sobre as linhas e horário de partida e chegada dos ônibus, o app oferece informações sobre a cidade, como alertas e as atrações culturais – em parceria com o site Catraca Livre  – que acontecem próximo ao local onde a pessoa está esperando o ônibus.

Os dados utilizados pelo app vêm do Olho Vivo (sistema de aproximação e localização on-line dos ônibus da cidade de São Paulo), da CET e das contas oficiais de órgãos públicos e rádios no twitter para as informações sobre ônibus.

O aplicativo já foi instalado por 10 mil pessoas, e registra cerca de mil usuários novos por mês.

Diferencial
Outros aplicativos de mobilidade estão disponíveis, mas o que faz a diferença em relação ao Coletivo – como o próprio nome já diz – é criar uma comunidade de passageiros engajados em melhorar o transporte público e em fornecer informações que ajudem as pessoas a se locomover.

“Em São Paulo, mais de 6,5 milhões de pessoas usam transporte público diariamente, 65% das quais tem smartphone”, Ivo Pons, da Scipopulis, empresa criadora do Coletivo. Ele explica que o app é voltado ao usuário habitual desse tipo de transporte –  estudantes, trabalhadores e profissionais liberais, sendo que, desse público, o destaque é um percentual maior de mulheres (60%) que complementa sua viagem a pé.

O app Coletivo pode ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android, mas há planos de expansão para outras plataformas. Para baixar pelo Google Play, clique aqui.

Leia mais:

Infográfico aponta onde estão as pessoas e o transporte na cidade de São Paulo

Metade dos paulistanos afirma ter reduzido o uso do automóvel

São Paulo aprova lei que dará créditos a quem usar bicicleta como meio de transporte

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também