loader image
23.11.23 às 21:16

Conheça os resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023

Descobertas podem auxiliar empresas a impulsionarem estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis

Os resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023: Um estudo global de percepções do consumidor, estão abertos ao público em geral. Acesse o relatório público, com cerca de 25% das descobertas do estudo completo, aqui.

Em sua quinta edição consecutiva, o estudo realizado por GlobeScan e Instituto Akatu incluiu uma etapa quantitativa realizada em 31 países e uma etapa qualitativa exclusiva do Brasil, com focos nas gerações Z e Millennials.

As descobertas, gráficos, insights e análises do estudo são uma importante base para que empresas, marcas e organizações desenvolvam estratégias e ações para estimular hábitos mais saudáveis e sustentáveis no país.

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023 foi desenvolvida pela parceria entre Instituto Akatu e a GlobeScan e contou com o patrocínio de Ambev, Asics, Assaí Atacadista, Mercado Livre, PepsiCo, RaiaDrogasil e Unilever e apoio institucional de PwC e WWF-Brasil.

Confira alguns dos resultados públicos:

– Para jovens Z e Millennials brasileiros, as maiores alegrias estão relacionadas à vida da casa e da família. Em oposição, as principais preocupações estão relacionadas ao lado externo (violência, estudos, (des)emprego, contas a pagar.

– Nesse contexto, a sustentabilidade ocupa um lugar bem distante das prioridades e dos pensamentos cotidianos entre as gerações mais novas, sendo relacionado a algo distante e futuro por diversas razões como procrastinação e priorização da subsistência.

– Cerca de 7 em cada 10 brasileiros gostariam de ser mais saudáveis e 6 em cada 10 gostariam de ser mais sustentáveis, mas apenas 3 em cada 10 fizeram mudanças concretas nos últimos meses tanto por mais saúde quanto por mais sustentabilidade.

– A principal barreira para a prática de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis no país é o preço, apontado por 57% dos brasileiros como grande impeditivo, seguido por falta de apoio do governo (49%) e das empresas (40%).

– 28% dos brasileiros afirmam não saber como viver de uma maneira que seja boa para si mesmo, para as outras pessoas e para o meio ambiente, reforçando a barreira da falta de informação/educação.

– 73% dos brasileiros afirmam estar fazendo tudo o que podem para proteger o meio ambiente e a natureza, superestimando suas ações ou ignorando outras possibilidades.

– 82% dos brasileiros quer reduzir bastante seu impacto pessoal sobre o meio ambiente, índice 10 pontos superior à média global, o que precisa ser melhor estimulado por empresas e sociedade civil.

Acesse o relatório publico aqui.

Assista à gravação do webinar de lançamento da pesquisa aqui.

Que tal adquirir o relatório completo da pesquisa?

O relatório completo da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023, com todos os resultados do estudo, é exclusivo a aqueles que contribuírem financeiramente com o projeto. Escreva para parcerias@akatu.org.br para saber mais.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também