loader image
04.08.17 às 14:31

Desafio Redução CO2 anuncia vencedores

Competição lançada pelo Instituto Akatu em parceria com a Dow estimula estudantes do ensino médio para o desenvolvimento de projetos de redução de emissões

Mentes jovens pensaram numa forma engenhosa para reduzir a concentração de dióxido de carbono da atmosfera: aproveitar o metabolismo de microalgas. Com este projeto, a escola Sesi – Piatã, de Salvador (BA), venceu o ‘Desafio Redução CO2’, que teve o seu resultado anunciado em um evento realizado em 03 de agosto, em São Paulo.

O trabalho foi escolhido por um júri com base em critérios como a utilização do consumo consciente como ferramenta para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), colaborando para que o país atinja suas metas de redução e com a desaceleração do aquecimento global. Os projetos das escolas Etecap (Campinas) e Senai Fundação Zerrenner (São Paulo) ficaram, respectivamente, em 2º e 3º, e o da escola Etec Tiquatira (São Paulo) recebeu o prêmio de menção honrosa.

“A gente tem potencial de aplicação na indústria, nos centros urbanos e nas zonas agrícolas, que são áreas de bastante emissão de CO2 e englobam praticamente todas as camadas da sociedade”, explica Marcos Felipe Pereira, estudante do grupo que ficou em primeiro lugar. Sua parceira, Tarley Costa, completou: “Um dos destaques do processo foi o trabalho em equipe”. O terceiro membro do grupo, João Vitor Oliveira, e o professor orientador, Fernando Montinho, ficaram na torcida em Salvador.

O ‘Desafio Redução CO2’, competição lançada pelo Instituto Akatu em parceria com a Dow, para estimular jovens brasileiros, estudantes do ensino médio, dos cursos técnicos de Química e Meio Ambiente, para desenvolverem projetos de redução de emissões de CO2, distribuiu aos vencedores mais de R$ 30 mil em prêmios para apoiar a execução dos projetos junto à comunidade escolar – as escolas finalistas também foram premiadas. Puderam participar do concurso alunos das cidades de Salvador (BA), Campinas e São Paulo (SP).

Veja mais informações sobre o Desafio Redução CO2 em http://www.desafioco2.org.br/

“Estou orgulhoso em ver nossos jovens pensando em soluções inteligentes, criativas e simples para combater o aquecimento global. Eles têm um poder enorme em suas mãos, pois podem multiplicar essa semente do consumo consciente e da sustentabilidade para todos que os cercam. Espero que esses jovens, assim como outros que tomem contato com essas soluções, sejam estimulados por este Desafio a continuar estudando e criando iniciativas que possam contribuir para o combate às mudanças climáticas”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

“A Dow, uma empresa que desenvolve tecnologias inovadoras, busca endereçar soluções aos desafios mais urgentes da sociedade, utilizando a sustentabilidade como um componente chave dos negócios. Ao apoiar ações como essa, que incentivam nossos jovens a inovar, ao mesmo tempo em que buscam a sustentabilidade, a Dow reafirma seu compromisso de contribuir com a educação científica, o avanço do progresso humano, o desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis e com um mundo melhor”, explica Fábio Mendes, Especialista em Cidadania Corporativa da Dow.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também