loader image
08.08.19 às 11:28

Dia Mundial do Pedestre: repense seus meios de transporte

Para chamar a atenção para a forma mais sustentável de locomoção, a Ong SampaPé! promove a Semana do Caminhar em dez cidades do país.

Caminhar é algo tão importante que merece até uma data especial: hoje, 8 de agosto, celebra-se o Dia Mundial do Pedestre. Para comemorar – e incentivar as pessoas a se locomover andando –, a Ong SampaPé! promove a Semana do Caminhar. Até o dia 10 deste mês, as cidades de Belém, Manaus, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Pelotas recebem atividades gratuitas e abertas ao público. O evento, cujo tema é “Aprender Caminhando”, conta com o apoio do Instituto Akatu, além de outras 34 organizações.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade e do poder público para a forma mais sustentável e saudável de se deslocar: a caminhada. Segundo Letícia Sabino, diretora do SampaPé!, ao andar pela cidade é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos trajetos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas. Além, claro, de ser uma atitude sustentável. “O caminhar, por ser o único modo de transportes que não depende de nenhum ‘veículo’, além do corpo, é completamente ‘emissão zero’. E ao andar pelas ruas, as pessoas consomem localmente, conhecem os comerciantes, os produtores e geram uma relação de confiança”, explica ela.

Caminhadas, rodas de conversa e intervenções estão entre as atividades programadas (clique aqui e veja a programação completa). O SampaPé também está promovendo campanhas de conscientização nas redes sociais sobre a importância das caminhadas urbanas. E convidou a população para participar do concurso de fotos #Descobriapé, que ocorreu ao longo de julho. Durante esta semana, serão definidas as imagens finalistas, que vão compor uma publicação online a ser lançada no dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro. Confira aqui.

Desde 2017, o evento é realizado ao longo de uma semana, incluindo o 8 de agosto. A data é considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois, neste dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

Caminhar é uma ação de consumo consciente
Trocar o carro pela caminhada é um ato sustentável, pois, além de fazer bem à saúde, também contribui para a preservação do planeta. Parece difícil? Que tal começar evitando o uso do automóvel para fazer trechos curtos, como ir até a padaria, ao mercado ou à farmácia perto de casa? Esta é uma das mudanças de hábitos que podem fazer uma diferença positiva se praticada por muitas pessoas por um longo período. Ela reduz a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e contribui para diminuir a poluição na cidade, ajudando, assim, o bem-estar de todos. O ato de caminhar ainda entra na cota diária de exercícios físicos e permite fugir do estresse do trânsito.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também