loader image
30.05.18 às 17:26

Escola de São Bernardo do Campo vence o Desafio Turma que Recicla, do Edukatu

Projeto da escola conseguiu reduzir o desperdício de alimentos pela metade e envolver boa parte da comunidade escolar em atividades de reciclagem.

A equipe da professora Fernanda Silvério Raimundo, da escola E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, de São Bernardo do Campo (SP) ganhou o “Desafio Turma que Recicla”, iniciativa do Edukatu, desenvolvida em parceria com a Braskem. O objetivo foi incentivar as escolas a desenvolverem projetos que abordem a geração e o descarte de resíduos, por meio da aplicação dos conceitos de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar (os 4Rs) tudo o que consumimos. Esta ação contou com a participação direta de mais de 200 professores e 3.600 estudantes, que juntos envolveram ainda outras 9.100 pessoas em suas comunidades escolares

A escola vencedora realizou o projeto “Sustentabilidade no Mundo – Consumo Consciente”. Como reconhecimento, a professora ganhou uma viagem para conhecer o Parque Inhotim, em Brumadinho (MG). A escola recebeu uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar. A experiência da escola foi registrada em uma videorreportagem, em que a professora dá um depoimento pessoal sobre seu envolvimento com o projeto.

“Foi muito enriquecedor participar do desafio. Reduzimos pela metade o desperdício da alimentação aqui na escola e os resíduos orgânicos foram reaproveitados em muitas receitas diferentes”, enfatiza a professora Fernanda. O projeto teve como principal proposta repensar a relação do ser humano com o ambiente por meio de atividades como a feira de trocas de brinquedos, a experimentação de receitas de uso integral de alimentos e a conscientização para a separação dos resíduos para toda a escola. “Conseguimos desenvolver as competências de aprendizagem com os alunos atrelando todas as atividades propostas ao cuidado com o meio ambiente”, completa a vencedora.

Outro destaque foram as histórias em quadrinhos sobre os 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criadas pelos estudantes em uma das atividades do percurso. Ainda segundo Fernanda, foi possível envolver os alunos também com a realização de uma passeata e uma cerimônia na qual receberam certificados de agentes sustentáveis.

Trabalhar a questão da geração e descarte de resíduos nas escolas é fundamental para promover uma mudança efetiva de cenário. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

Assista ao vídeo da premiação do “Desafio Turma que Recicla”, a seguir:

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também