loader image
14.05.18 às 10:48

Fórum Pacto Global abordará desafios das empresas brasileiras para cumprimento dos ODS

O encontro será realizado em São Paulo e contará com a participação de representantes da ONU e de instituições internacionais

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU promoverá, no dia 16 de maio, o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil, no auditório do MASP, em São Paulo. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais e apresentará um panorama dos avanços da sustentabilidade corporativa desde o início das atividades da instituição no país, em 2003, e as perspectivas. Para participar, é necessário fazer a inscrição online.

O encontro discutirá os desafios da inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia empresarial, as boas práticas de combate à corrupção, a gestão corporativa da água – com ênfase nos impactos das mudanças climáticas na agricultura –, o empoderamento feminino e sua influência na sociedade e nas corporações e como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU contribuem para essa agenda.

Participarão da iniciativa palestrantes nacionais e internacionais, como o coordenador da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, o secretário nacional de Articulação Social, Henrique Villa da Costa Ferreira, o CEO da Global Reporting Initiative (GRI), Tim Mohin, Wagner Rosário, Ministro do Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União, Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC, Jason Morrison, diretor-executivo do CEO Water Mandate e presidente do Pacific Institute, Flavia Piovesan, Comissária da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA), entre outros.

Durante o Fórum, a Rede Brasil do Pacto Global lançará três publicações: um guia de recomendações, com sugestões de ações de combate à corrupção no setor da construção civil, o estudo ODS no Setor Elétrico Brasileiro, que detalha a integração dos ODS nas empresas do setor, e a tradução da publicação An analysis of the goals and targets – lançada globalmente pelo UN Global Compact e GRI, com suporte da PwC –, que indica como as empresas podem reportar dados referentes a cada um dos ODS e, dessa forma, dar mais um passo para inserir a Agenda 2030 em seus negócios.

O Pacto Global da ONU foi criado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Atualmente, a iniciativa tem como foco o cumprimento da Agenda 2030, por meio de engajamento do setor privado em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também