loader image
06.11.14 às 0:00

Guia Exame de Sustentabilidade destaca nove empresas apoiadoras do Instituto Akatu

Entre elas estão Bunge, Unilever, Even, Promon, Coca-Cola e Itaú Unibanco, Masisa, Grupo Libra, Brasil Kirin,  apoiadores do Instituto Akatu.

Crédito: Creative Commons/J L

 

A edição 2014 do Guia EXAME de Sustentabilidade – que tem o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país – apresenta  61 empresas-modelo de 19 setores, com destaque especial para as companhias com as melhores práticas em cada um deles. Entre elas estão Bunge, Unilever, Even, Promon, Coca-Cola e Itaú Unibanco, Masisa, Grupo Libra, Brasil Kirin,  apoiadores do Instituto Akatu.

A empresa Bunge foi destaque em duas categorias: Melhor Agronegócio e Melhor Relação com a Comunidade. Ela fez investimentos para aumentar a eficiência de sua logística. Em março deste ano, a empresa inaugurou um terminal portuário em Barcarena, no Pará, que reduz em 20% a distância para exportar grãos à Europa e em 20% as emissões de carbono, em comparação com os embarques pelos portos de Santos e Paranaguá. Também firmou uma parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC) para monitorar pequenos produtores em relação às boas práticas. E mais: atuou na melhoria da qualidade da mão de obra local, que passou a ser incorporada pela própria empresa.

Na categoria Melhor de Bens de Consumo está a Unilever. Hoje, 40% dos insumos agrícolas da empresa aqui no Brasil vêm de fontes certificadas. Há três anos, eram apenas 20%. A companhia tem atuado fortemente com centenas de fornecedores de insumos agrícolas para adoção de boas práticas socioambientais. Até o final da década, a empresa persegue a meta de 100% de matéria-prima agrícola com certificação de origem.

Outra destaque foi a empresa Even, como a Melhor de Construção Civil. A construtora, em São Paulo, criou o programa Ação Vizinho, com o objetivo de atenuar os incômodos barulhos de obras. Como funciona: antes de começar um novo trabalho de construção, um grupo de funcionários vai de casa em casa, dentro de um raio de 1km, avisando aos moradores sobre o início da obra, os transtornos possíveis e como o morador pode entrar em contato com a empresa para fazer reclamações ou dar sugestões. A atenção dada à vizinha é um dos pilares da política de sustentabilidade da empresa.

Na lista da EXAME também foi incluído o Grupo Promon, como a Melhor de Consultoria, Gestão e TI. A companhia atua em projetos de infraestrutura, de tecnologia da informação e de consultoria. A empresa criou um programa que gera benefícios sociais e econômicos para a cadeia da reciclagem. Investiu em cerca de 30 cooperativas de catadores, oferecendo capacitação e equipamentos mais modernos para elevar a produtividade da pré-triagem dos resíduos.

A Melhor entre Instituições Financeiras ficou o Itaú Unibanco. No final de 2013, a empresa registrou um marco: a menor taxa de inadimplência dos clientes desde a fusão entre as duas instituições, em 2008. Parte dessa melhora deve-se a uma reconfiguração de risco e crédito. O banco passou a enfatizar produtos como crédito imobiliário e consignado, em lugar de outros mais arriscados, como empréstimo pessoal. O banco também reformulou seu programa de educação financeira aos funcionários.

No setor de Material de Construção, quem ganhou foi a Masisa. Conectar a cadeia produtiva é o desafio central da política de sustentabilidade da subsidiária brasileira da chilena Masisa, uma das líderes em produção e comercialização de painéis de madeira na América Latina. Olhando para sua cadeia de valor, a empresa busca identificar gargalos do setor madeireiro, e soluções. Em parceria com o Senai do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo, a empresa promove cursos gratuitos para marceneiros. Em 2014, chegou a criar curso exclusivo para mulheres, com material didático específico e novas disciplinas, como cidadania e autoestima.

O Melhor de Transporte e Logística foi o Grupo Libra. Sozinha, a companhia, de logística, movimenta 9% dos contêineres nos portos brasileiros. É um trabalho pesado que gera grande emissão de carbono. Atenta ao impacto ambiental, a empresa já investiu mais de meio bilhão de reais em equipamentos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em suas operações portuárias. Parte disso foi para a troca de equipamentos a óleo diesel por outros que operam com eletricidade. A meta é reduzir em 40% a emissão de gases no terminal do Rio de Janeiro e em 50% no porto de Santos até 2017.

O título de Melhor em Governança da Sustentabilidade ficou para Brasil Kirin. Em 2013, a empresa criou uma vice-presidência de assuntos corporativos e sustentabilidade, além de um comitê para a área que reúne lideranças de 15 setores diferentes da companhia. Além disso, a empresa possui um canal de comunicação para receber contribuição de stakeholders sobre o que pode ser melhorado na política de responsabilidade socioambiental e ações que podem receber mais investimentos.

A Coca-Cola também entrou na lista como a Melhor em Gestão de Resíduos. A empresa tem uma meta desafiadora: reciclar 100% das suas embalagens de refrigerantes até 2020. Hoje, já recicla 98% do alumínio, mas apenas 60% do plástico da garrafa PET. Para melhorar essa taxa, a companhia criou o projeto Coletivo Reciclagem. Dele participam cerca de 400 cooperativas, que recebem auxílios conforme suas necessidades. As menores e mais rudimentares, por exemplo, recebem apoio jurídico para se formalizar e comprar equipamentos de segurança, como luvas e botas.

 

(Com informações do Planeta Sustentável).

 

Leia mais:

Eficiência energética e gestão de resíduos são as práticas mais usadas por empresas brasileiras

Pesquisa mostra que empresas estão valorizando mais a sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também