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30.10.13 às 0:00

Itaú lança campanha nacional de incentivo à leitura para crianças

O Itaú lançou no dia 5 de outubro uma nova campanha nacional de incentivo à leitura para crianças. Nesta ação, os adultos são convidados a ler paras as crianças e, para apoiar esse convite, o Itaú oferece gratuitamente 2,2 milhões de Coleções Itaú de livros infantis, totalizando 4,4 milhões de títulos.   As coleções, voltadas para […]
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O Itaú lançou no dia 5 de outubro uma nova campanha nacional de incentivo à leitura para crianças. Nesta ação, os adultos são convidados a ler paras as crianças e, para apoiar esse convite, o Itaú oferece gratuitamente 2,2 milhões de Coleções Itaú de livros infantis, totalizando 4,4 milhões de títulos.

 

As coleções, voltadas para crianças de até cinco anos, são compostas por dois livros recomendados por especialistas em literatura infantil e um folheto com dicas de leitura. São disponibilizados os títulos: E o dente ainda doía, de Ana Terra (Editora DCL) e O mundo inteiro de Liz Garton Scanlon e Marla Frazee (Editora Paz e Terra). 

 

A iniciativa, que faz parte do programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, integra amplo conjunto de programas que são parte do investimento social do banco. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade para a importância de ler para uma criança, mostrando como esse gesto pode contribuir para a garantia dos seus direitos, para o desenvolvimento da capacidade de aprender, de se expressar, além de fortalecer o vínculo afetivo entre ela e o adulto e de estimular desde cedo o gosto pela leitura. Desde 2010, mais de 30 milhões de livros foram entregues pelo programa.

 

Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais interessados em aderir à mobilização têm acesso às coleções por meio do site www.itau.com.br/itaucrianca. Após a realização do cadastro, o material é enviado gratuitamente pelos Correios para todo o país.

 

“Queremos contribuir para que a sociedade reflita sobre a importância de estimular esse hábito, como forma de garantir o direito de aprendizagem de crianças e adolescentes”, pontua o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias. Em 2012, a Fundação Itaú Social encomendou ao Instituto Datafolha uma pesquisa sobre a percepção do brasileiro em relação à importância do incentivo à leitura para crianças. O estudo identificou que 96% da população consideram relevante esta prática durante a infância, mas apenas 37% têm o hábito de ler para os pequenos.

 

A campanha também conta com amplo apoio da rede de negócios do Itaú, que dispõe de cerca de cinco mil agências, e mobiliza seus colaboradores para ações voluntárias. Os funcionários voluntários irão escolher escolas públicas, ONGs, bibliotecas comunitárias e creches para realizar uma atividade de incentivo à leitura, atuando como agentes de mobilização. Para a realização dessa atividade, os voluntários contam com seis mil Bibliotecas Itaú Criança, que são compostas por 100 títulos criteriosamente selecionados e voltados para o público infantil, juvenil e adulto.

 

Além disso, ao longo do ano os colaboradores engajados na campanha, após passarem por oficinas de formação, irão realizar voluntariamente ações de mediação de leitura em ONGs, escolas, parques e outros espaços públicos com o apoio da Biblioteca Itaú Criança.

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