loader image
13.09.19 às 15:03

Junte-se ao movimento global por estilos de vida sustentáveis

A ONU Meio Ambiente, a UnSchool e milhares de indivíduos estão ampliando globalmente os apelos à ação por estilos de vida sustentáveis através do desafio “15 maneiras em 15 dias”.

A ONU Meio Ambiente, em parceria com o Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentáveis (co-liderado pelo Stockholm Environment Institute) e a UnSchool of Disruptive Design, desenvolveu a campanha Anatomia da Ação (Anatomy of Act): um recurso online baseado em práticas para ajudar os indivíduos a agir e desenvolver estilos de vida sustentáveis, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A campanha #Anatomyofaction será lançada pela UNESCO em um evento Paris no dia 12 de setembro, que contará com palestrantes, influenciadores de mídia social e especialistas internacionais, seguida pelo desafio do PNUMA “15 maneiras em 15 dias”, que vai de 15 a 30 de setembro.

“Setembro é um mês crucial devido às Cúpulas sobre Mudança Climática e ODS, e os líderes mundiais se reunirão na sede da ONU em Nova York para revisar o progresso e identificar medidas para acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Podemos e devemos contribuir mudando nosso estilo de vida e demandando dos governos e empresas que tornem padrão o estilo de vida sustentável. Tais práticas nos dão o poder de realizar as ondas de mudança que nós – e o planeta – precisamos”, diz Garrette Clark, responsável pelo Programa
de Estilos de Vida Sustentáveis da ONU Meio Ambiente.

Dados recentes mostram que existem cinco áreas principais de impacto no estilo de vida sobre as quais qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode atuar para gerar um impacto positivo.

Evidências mostram que, se um determinado número de pessoas passar a adotar as mudanças descritas nestas áreas abordadas pela Anatomia da Ação – alimentos, bem materiais, movimento, dinheiro e diversão –, a ação coletiva ajudará a mudar a economia e a abordar questões sociais e ambientais.

Cada um dos cinco temas é indicado por um dedo, que por sua vez apresenta três ações relacionadas a ele. Esta é a Anatomia da Ação: um conjunto de ações para promover um estilo de vida sustentável.

Essas cinco áreas de ação fazem parte de nossas atividades diárias e escolhas que compõem nosso estilo de vida, e têm o potencial – se houver pessoas suficientes praticando-as – de apoiar as mudanças globais necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O desafio aproveita influenciadores globais para engajar o público na prática de escolhas conscientes. Dessa forma, visa obter tração através das mídias sociais e criar um zumbido para mover o público e envolver a sociedade civil em uma transformação global em direção a estilos de vida sustentáveis.

“Esta iniciativa oferece uma oportunidade para as pessoas mostrarem suas próprias ações através das mídias sociais, contribuírem para alcançar vários ODS e criar um estilo de vida sustentável de uma maneira divertida e envolvente”, disse Andrea Norgren, líder de projetos de Estilos de Vida Sustentáveis e Programa de Educação no Stockholm Environment Institute.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também