loader image
02.08.22 às 7:57

Limpeza profissional e sustentável a um clique

RL Higiene lança plataforma Less para alcançar mais pessoas com linhas sustentáveis e informações que impulsionam o consumo consciente

O consumidor brasileiro gostaria de ter acesso a uma oferta maior e mais democrática de produtos e serviços com o melhor impacto socioambiental. É o que mostra a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, realizada por GlobeScan e Akatu, em que 57% dos entrevistados afirmaram que uma maior disponibilidade de itens mais baratos e duráveis motivariam escolhas mais saudáveis e sustentáveis no dia a dia. 

Alinhada a esse desejo por parte dos consumidores, a empresa RL Higiene, com 45 anos de atuação, lançou o e-commerce de produtos e equipamentos de limpeza Less, com foco em sustentabilidade. 

“Vamos levar a novos públicos o conceito de limpeza profissional, com otimização de recursos e conscientização para uso correto dos materiais e para o consumo consciente”, explica Enrico Vacaro, coordenador de marketing da RL Higiene e sócio da Less, ao lado da arquiteta Verônica Vacaro. 

Em entrevista ao Akatu, os irmãos Enrico e Ricardo Vacaro contam mais sobre o propósito da marca e como a empresa impulsiona o consumo consciente na prática. 

Qual A RL Higiene foi criada há 45 anos já com um propósito ligado à sustentabilidade. Pode comentar um pouco sobre o propósito e sobre a missão da RL Higiene da marca?

Em 1977, quando a RL Higiene foi fundada, a ideia de sustentabilidade estava muito distante e. Essa ideia foi construída por meio da evolução da limpeza profissional, sem desperdício, com pouco descarte e utilizando o mínimo de recursos. Temos a consciência de que a primeira missão da higiene e da limpeza é cuidar da saúde das pessoas, considerando . Há também o lado social: as pessoas que operam a limpeza. É aí que o consumo consciente entra. Quem vende produtos precisa de consumidores instruídos e bem equipados para consumir da melhor forma e contribuir para um mundo mais sustentável em todas as esferas.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma Less e de que forma ela pode ajudar a impulsionar a prática do consumo consciente?  

Queremos nos estabelecer no digital e oferecer uma experiência perfeita para quem procura uma solução de higiene e limpeza dentro de um auto-serviço. A Less quer se conectar com todos os públicos trazendo uma nova noção de limpeza associada à praticidade, simplicidade e sustentabilidade.

Ela  segue o conceito de limpeza sustentável criado pela RL Higiene, que a define como aquela capaz de proteger a saúde das pessoas que fazem uso dos edifícios e das que operam a sua limpeza, utilizando a menor quantidade possível de recursos materiais e garantindo o mínimo e adequado descarte na natureza.

Na prática, isso significa reduzir o consumo de água,  energia e embalagem; o transporte; o descarte de resíduos; as emissões de CO2; e os desperdícios, de forma geral. Também significa aumentar a economia; a segurança dos operadores e do público geral; a conscientização dos usuários; a capacitação e humanização dos operadores de limpeza; e o protagonismo dos gestores.

Cite 2 produtos da marca e os benefícios deles para o consumidor e para o meio ambiente se comparados a produtos convencionais. 

Acreditamos muito na linha YVY, que são pulverizadores exclusivos e produtos ultra concentrados para uma limpeza prática, com fragrâncias de óleos essenciais 100% naturais e livres de químicos nocivos. E os papéis da marca Essenz, que possuem certificação Forest Stewardship Council (FSC), concedida para empreendimentos ou produtores cujas florestas são manejadas de forma responsável.

O consumidor final e as empresas estão buscando produtos de limpeza mais sustentáveis? 

Sim, mas não na velocidade que o planeta exige. A partir dos anos 2000 esse tema ganhou  vozes e as certificações começam a surgir. Há uma aceleração nesse processo, mas é preciso maior rapidez para responder às questões climáticas. Nossa contribuição é manter um negócio de impacto positivo e agora, com a Less, atingir um número maior de pessoas por meio do digital.

A RL Higiene é apoiadora de longa data do Akatu. Como avalia a importância do nosso trabalho?

Sensibilizar a sociedade para o consumo consciente nunca foi tão necessário. Os riscos para o planeta só aumentaram e não conseguimos fazer frente como sociedade a efeitos tão nocivos causados pelo consumo desenfreado — de tão poucos, se pensarmos que muitos não têm nem o básico para a sobrevivência. A mobilização feita pelo Akatu e suas mensagens únicas, originais e inovadoras continuam vivas e necessárias para a virada de consciência das pessoas em sua forma de consumir. 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também