loader image
25.05.18 às 16:51

7ª Mostra Ecofalante acontece em São Paulo com entrada gratuita

Entre os dias 31 de maio e 13 de junho, a mostra conta com 32 salas de cinema e mais de 50 espaços culturais e educacionais da cidade

A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece na cidade de São Paulo entre os dias 31 de maio e 13 de junho. A  entrada é grátis em toda a programação. São 121 filmes de 31 países que discutem a temática socioambiental. O evento será realizado 32 salas de cinema e mais de 50 espaços culturais e educacionais. A iniciativa celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

A mostra homenageia os 30 anos da morte do ativista e ambientalista Chico Mendes. O objetivo é relembrar sua trajetória e atualizar a importância de seu legado nos filmes “Chico Mendes, Eu Quero Viver” e “Crianças da Amazônia”. Haverá um debate no Dia Mundial do Meio Ambiente,  05 de junho, que contará com a presença de Elenira Mendes, filha do ativista, e da atual vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros Edel Nazaré de Moraes Tenório.

A programação ainda inclui uma competição de produções socioambientais de escolas e cursos audiovisuais, sessões infantis, o Programa Ecofalante Universidades e a Mostra Escola, ambos voltados à exibição e à discussão em espaços educacionais, o Seminário de Cinema e Educação e dois workshops: “A Prática do Cinema Documental”, com Jorge Bodanzky, e “O Audiovisual na Sala de Aula: A Arte a Favor do Meio Ambiente”.

Uma das categorias de filmes aborda a temática do consumo. Serão nove filmes e um debate (no dia 6/06) que abordará os efeitos da produção de nossos bens, a extrema vigilância para vender da maneira mais atrativa e a contaminação dos corpos e do meio ambiente ao longo dessa cadeia produtiva. Clique aqui para conferir os filmes dessa categoria e os detalhes do debate.

Responsável pela Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, a organização não-governamental sem fins lucrativos Ecofalante tem como objetivo criar e trabalhar em projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura. O Instituto Akatu dá apoio institucional à mostra.

Entre no site do evento e conheça a programação completa.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também