O Movimento Mulher 360 (ou Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher) comemorou seu primeiro aniversário em dezembro. Com esse intuito, um evento reuniu empresas, veículos de comunicação, meio acadêmico, ONGs e representantes da ONU Mulheres, e envolveu também o Governo Federal.
Na ocasião foram discutidos os desafios do empoderamento feminino e apresentado um diagnóstico do que as companhias signatárias têm feito para promover o desenvolvimento social e econômico da mulher.
Em vídeo gravado para a ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abordou a importância do Movimento, da mulher na sociedade e na agenda da sustentabilidade e consumo sustentável.
O primeiro painel, mediado pela jornalista Sonia Bridi, trouxe quatro participantes, cada um responsável pela abordagem de um pilar da iniciativa:
Andréa Salgueiro, da Univeler – Desenvolvimento das Mulheres dentro das Empresas
Cláudia Lorenzo, da Coca-Cola – Desenvolvimento na Cadeia de Suprimentos
Jefferson Correia, da Kimberly-Clark – Inclusão Social das Mulheres
Carolina Roxo, da Roxo Atellier – Valorização da Imagem da Mulher na Sociedade
Na sequência, Camila Valverde, diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil, destacou os próximos passos do Movimento. Ela apontou a importância de tornar o programa uma entidade jurídica e falou ainda do objetivo de criar uma rede de empresas capaz de ajudar na recolocação de cônjuges que recebem proposta de trabalho em outros países.
Outro painel contou com a presença de:
Chieko Aoki, fundadora do Grupo Chieko Aoki (leia-se Blue Tree Hotels)
Juana Lucini, responsável pela área de empoderamento econômico da ONU Mulheres
Brenda Fucuta, jornalista e diretora-superintendente das revistas femininas do Grupo Abril
Vívian Caroline, jornalista e fundadora da banda Didá, formada por mulheres
Essas convidadas relataram de que forma influenciam e/ou atuam em favor das mulheres.
Leia mais em matéria do site do Movimento Mulher 360.
O Walmart é apoiador do Akatu.
Siga no twitter.
Curta no facebook.