loader image
19.05.13 às 0:00

Natura lança linha de produtos que convida a consumir com menos desperdício

  A Natura acaba de lançar uma nova linha de produtos para corpo e cabelo desenvolvidos a partir de um processo que reduz materiais para gerar menos lixo, menos desperdício e menos impacto ambiental. A linha, chamada de SOU, convida a consumir conciliando o prazer individual com a vida do planeta, sem desperdício, pensando em […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

A Natura acaba de lançar uma nova linha de produtos para corpo e cabelo desenvolvidos a partir de um processo que reduz materiais para gerar menos lixo, menos desperdício e menos impacto ambiental. A linha, chamada de SOU, convida a consumir conciliando o prazer individual com a vida do planeta, sem desperdício, pensando em si, no outro e no mundo.

“SOU evolui o compromisso Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos. O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave nessa jornada. SOU adota um pensamento integrado, que considera e questiona cada etapa do processo, buscando sempre a valorização do que é essencial para oferecer máximo prazer e qualidade, conciliados com melhores alternativas para a redução do desperdício e do impacto ambiental. Estudamos a cadeia de ponta a ponta para otimizar recursos, ganhar eficiência e reduzir impacto ambiental em cada etapa do processo. Assim foi possível chegar a soluções para SOU que geram menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos poluição. Isso tudo também gerou uma economia no processo, o que nos possibilitou oferecer preços mais econômicos. Queremos democratizar a sustentabilidade, ampliar o convite a um novo consumo e oferecer toda a qualidade Natura para muito mais gente”, detalha Fabiana Pellicciari, gerente de Marketing de SOU da Natura.

A diretriz para o desenvolvimento dos produtos foi trazer o que é essencial – fórmulas que priorizam o uso de matérias-primas de origem renovável, hidratação 24h, textura envolvente, deliciosa fragrância. Por isso, a fórmula de SOU possui menor número de ingredientes, não tem corante e traz fragrância com assinatura olfativa única para toda a linha.

A embalagem de SOU foi inspirada na simplicidade das soluções naturais e sua consistência permite usaraté a última gota dada. Seu formato de gota é único para toda a linha, apenas com cores que diferenciam as categorias de produtos. O design exclusivo e eficiente utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de CO2 que a média das embalagens convencionais do mercado, além de gerar três vezes menos resíduo que as embalagens convencionais.

Para continuar evoluindo na redução de impacto ambiental e fechar a cadeia do produto, a Natura também lançou o Desafio Natura Campus de Embalagens Flexíveis, com o objetivo de conectar uma rede externa de pesquisadores para gerar e compartilhar conhecimento, convidando essa rede a nos ajudar com propostas para a reciclagem das embalagens de SOU.

“A padronização e a racionalização do uso de insumos diminuem o número de ingredientes sendo transportados e armazenados e otimizam o processo de fabricação dos produtos. Por ter um menor número de ingredientes, uma fragrância com assinatura olfativa única e não ter corante, foi possível reduzir o tempo de fabricação dos produtos, diminuindo o consumo de energia. Além disso, com ingredientes e processos otimizados, temos uma economia de água durante a limpeza dos reatores”, explica Fabiana.

O sabonete líquido e os hidratantes de SOU estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os produtos para os cabelos chegam ao mercado em setembro. Para o lançamento, SOU trará uma plataforma na internet com conteúdos, desafios e propostas que irão inspirar novas atitudes, na página www.natura.com.br/sou. Além disso, haverá um Hub para agrupar e divulgar iniciativas e projetos que existem por aí e que também encontraram uma alternativa inovadora e estão inspirando e transformando a forma como as pessoas se relacionam com o mundo.

“Queremos construir uma rede de pessoas que queiram discutir novos modelos de consumo, que estão repensando suas atitudes e fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja bom para cada um, para o todo e para o planeta”, conclui Fabiana.

Clique aqui para ler o release completo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também