loader image
04.04.23 às 17:03

Nestlé investe R$ 20 milhões em práticas sustentáveis na cadeia do cacau

Empresa reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões que atua, apoiando a produtividade de parceiros
Ação de Apoiador
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Nestlé anuncia o investimento inédito de R$ 20 milhões para desenvolver a cadeia do cacau no Brasil em 2023. Com esse valor, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões que atua e sua preocupação em apoiar o aumento da produtividade dos cerca de 3.500 produtores parceiros, recrutar novas fazendas e evoluir práticas sustentáveis em todos os pilares – sociais, econômicos e ambientais – para alcançar seu objetivo de ter 100% cacau sustentável em 2025.   

O investimento será destinado às diversas ações do Programa Nestlé Cocoa Plan (NCP), uma iniciativa de boas práticas na cadeia do cacau, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução do cultivo, com uma série de parâmetros de sustentabilidade, e qualidade. O objetivo é aumentar em 50% tanto o número de produtores dentro do programa, quanto o volume de cacau, que é adquirido de todas as regiões produtoras (Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins e São Paulo). A expectativa é que, até o final do ano, os produtores do Estado de Rondônia também passem a integrar a iniciativa.  

Para alcançar essa meta, o NCP vai intensificar os projetos para levar conhecimento e capacitação sobre agricultura regenerativa e produtividade. Entre as iniciativas estão a compostagem do casqueiro, que melhora o solo por meio da utilização de fertilizante orgânico; o manejo integrado de pragas e doenças, que reduz o uso de pesticidas químicos na plantação; a técnica da agrofloresta, que combina o cultivo de árvores, arbustos e outras culturas agrícolas em um mesmo espaço para que haja um aumento da diversidade de plantas e animais na fazenda; a rotação de culturas, que promove o plantio de diferentes tipos em uma mesma área ao longo do tempo; o uso de cobertura vegetal para o plantio; a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e o atendimento à legislação ambiental e trabalhista. O investimento também contribuirá para que novas fazendas passem a fazer parte do programa.  

“Estamos em um momento decisivo para acelerar investimentos e garantir uma cadeia sustentável e próspera para suportar o nosso crescimento em linha com nosso propósito. O cacau é nossa principal matéria prima e como lideres nesta cadeia, temos o compromisso de desenvolvê-la, através do Nestlé Cocoa Plan promovendo a produtividade, o respeito à natureza e às pessoas.”, reforça Mariana Marcussi, head de Marketing de Chocolates na Nestlé Brasil. 

Todos os produtores, cooperativas e parceiros agrícolas do Programa Nestlé Cocoa Plan recebem treinamento gratuito sobre as melhores práticas no campo, além da distribuição de mudas clonadas de maior rendimento. A Nestlé também oferece assistência técnica em todas as fazendas que fazem parte do programa e paga um valor maior do que o praticado pelo mercado pelo cacau sustentável adquirido. Essas ações proporcionam o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo entre todos os participantes do programa.  

O Nestlé Cocoa Plan também conta com ferramentas de geomonitoramento socioambiental para garantir que não há desmatamento nas áreas contempladas no programa ou mesmo propriedades com trabalho análogo à escravidão, sendo essas premissas básicas para fazer parte do programa.  

Entre as iniciativas, há o assistente virtual Theo, via chatbot, para suporte constante aos cacauicultores, respondendo dúvidas técnicas sobre as fases de cultivo do cacau no campo, previsões climáticas, preço médio do cacau e entre outras. O assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores, respondendo as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa, dinâmica e gratuita pelo número: (27) 99901-1960. 

Adoção de práticas regenerativas em toda a cadeia do cacau 

O Nestlé Cocoa Plan incentiva práticas da agricultura regenerativa na cadeia do cacau para ter uma produção mais sustentável, com práticas que recuperam o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade, além de contribuir para reduzir a pegada de carbono e para a produção de alimentos de maior qualidade. 

Entre os exemplos estão consórcio entre culturas (mais de uma cultura na mesma área), uso de árvores corta vento, manutenção dos restos culturais no solo (restos de folhas, galhos e casca do cacau), além de sistemas como SAF (Sistema Agroflorestal) e Cabruca (cultivo de cacau no sub-bosque de mata atlântica), contribuindo também para o aumento da biodiversidade na fazenda. Atualmente, as marcas Kit Kat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton e Chocolate em pó Dois Frades são produzidas com cacau sustentável adquirido por meio do do Programa Nestlé Cocoa Plan. 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também