loader image
15.10.07 às 0:00

Parceiros do Akatu nas primeiras posições em ranking de sustentabilidade

O Itaú lidera o ranking deste ano dos bancos da América Latina com as melhores políticas para sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social empresarial (RSE). O bancos é Parceiros Pioneiro do Instituto Akatu. A classificação é realizado pela empresa espanhola Management & Excellence, que realiza rankings éticos, e pela revista de finanças “LatinFinance”. Outros parceiros […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Itaú lidera o ranking deste ano dos bancos da América Latina com as melhores políticas para sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social empresarial (RSE). O bancos é Parceiros Pioneiro do Instituto Akatu. A classificação é realizado pela empresa espanhola Management & Excellence, que realiza rankings éticos, e pela revista de finanças “LatinFinance”.

Outros parceiros do Akatu estão dentre as seis primeiras posições do ranking: o ABN Amro Real, Parceiro Pioneiro do Akatu, ocupou a quinta posição e o Unibanco, Parceiro Mantenedor, subiu duas posições em relação ao ranking anterior e ficou na sexta colocação.

O ranking da empresa espanhola é baseado em mais de 280 critérios de sustentabilidade, ética, responsabilidade social corporativa, governança corporativa e transparência das empresas. Na lista deste ano, o Itaú ficou com uma pontuação de 95,4%, de um total de 100% possível. O ABN Amro Real aparece com 85,3% e o Unibanco com 84,4%. Na classificação anterior, o Itaú ficou com 85,4%, o ABN Amro Real com 75,2%, e o Unibanco com 70,0%.

Segundo os organizadores da lista, os bancos brasileiros, que lideram o ranking há três anos, estão incluídos em um cenário motivado por índices como o de Sustentabilidade da Bovespa, além da crescente sensibilidade do público brasileiro para temas ligados à sustentabilidade e à Responsabilidade Social, o que estimula os bancos a agirem de acordo com esses princípios.

A conclusão dos organizadores está em sintonia com uma tendência apontada pela pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro”, realizada em parceria pelos Intitutos Akatu e Ethos. Segundo o estudo, publicado em 2005, 78% dos consumidores brasileiros declararam ter grande interesse nas ações de responsabilidade social e ambiental das empresas, contra 72% que afirmaram o mesmo na pesquisa anterior, publicada em 2004.

A íntegra do estudo pode ser lida em:

http://www.management-rating.com/index.php?lng=en&cmd=210

Com informações de Latin Finance em http://biz.yahoo.com/prnews/070904/mxtu001.html?.v=100

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também