loader image
20.05.21 às 11:54

Projeto coordenado pelo Akatu é destaque em fórum internacional

O Desafio Escolas Sustentáveis foi um dos cases do International Forum for Sustainable Asia and the Pacific 2020

O Desafio Escolas Sustentáveis, projeto coordenado pelo Akatu no Brasil, foi destaque no International Forum for Sustainable Asia and the Pacific 2020. O evento online reuniu ONGs, governos, empresas e organizações internacionais para debater o desenvolvimento sustentável em países da Ásia e do Oceano Pacífico. A iniciativa foi promovida pelo Institute for Global Environmental Strategies (IGES), entidade japonesa que incentiva e financia projetos globais com foco em sustentabilidade.

O Akatu compartilhou no fórum a experiência, os desafios e os aprendizados na implementação do Desafio Escolas Sustentáveis, que teve diversas ações adaptadas por conta da pandemia e – mesmo assim – conseguiu alcançar os resultados esperados para 2020. Além de uma série de atividades sobre meio ambiente e sustentabilidade para toda a comunidade escolar, as melhorias nas instalações acadêmicas das cinco escolas contempladas pelo Desafio irão representar uma redução anual de emissões de cerca de 2 toneladas de CO² equivalente. 

Participam do Desafio instituições em Curitiba (PR), Seabra (BA), Juiz de Fora (MG), Três Lagoas (MS) e Uiramutã (RR), representando as cinco regiões do país. As escolas receberam um financiamento total de R$ 225 mil para tirar do papel atividades com foco em sustentabilidade, de webinars, oficinas e aulas interdisciplinares a obras de infraestrutura, como sistema de captação de água da chuva, instalação de painéis de energia solar e pontos de coleta seletiva de resíduos.

As realizações terão continuidade em 2021, com a expansão dos planos das escolas e a realização de ações educacionais que haviam sido suspensas por conta da pandemia. O case Desafio Escolas Sustentáveis integra o relatório final do fórum internacional, em publicação intitulada “Vida sustentável além da Covid-19: capacidades, colaboração e ação coletiva” (tradução livre). Leia na íntegra, em inglês, aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também