loader image
20.11.18 às 0:19

Que tal participar de uma feira de troca de roupas ao invés de comprar uma nova?

Convide amigos e familiares a praticar o desapego de itens que estão encostados no guarda-roupa e ainda ter o benefício de obter uma nova peça

De acordo com a pesquisa Google Survey de 2018, os itens mais comprados pelos brasileiros com o 13º salário são roupas e calçados. Dada a tendência de muitas pessoas comprarem mais itens de vestuário do que necessitam, é bom lembrar que existem inúmeras formas de renovar o guarda-roupa sem impactar o bolso e o meio ambiente. Vale reforçar que a produção de roupas é a segunda atividade mais poluente no mundo, só ficando atrás da indústria de petróleo. Assim, se houver maneira de atender ao desejo de novas roupas sem impacto ambiental, vale contemplar essa possibilidade.

Nesse sentido, a troca de roupas surge como um caminho para o consumo consciente desses produtos. É uma alternativa simples e acessível para reciclar o guarda-roupa, estender a vida útil das peças e ainda desfrutar de um ótimo momento com familiares, amigos e a comunidade. Além de voltar para casa com novidades, é uma forma de dar utilidade para peças que estão encostadas no armário, às vezes, por mais de anos.

Confira algumas iniciativas que organizam encontros de trocas com frequência:

  • Trocaderia: a iniciativa foi criada pra promover a troca de peças e objetos. Os encontros ocorrem, em média, a cada dois meses. As trocas de roupas e objetos são feitas entre as pessoas e negociadas entre os donos de cada item.
  • Projeto Gaveta: o propósito fundamental da iniciativa é difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede onde os participantes possam trocar, entre si, roupas que não usam mais e refletir sobre a importância desse movimento. Os objetivos do projeto são de gerar a conscientização das pessoas sobre o excesso de roupas e levar o público a participar de feiras de trocas.
  • Aplicativo Roupa Livre: mais de 15 mil usuários fazem trocas de roupas utilizando esse aplicativo que é parte de um movimento maior que busca conscientizar as pessoas a respeito de uma moda mais sustentável.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também