loader image
26.05.14 às 14:26

Últimos dias para inscrição no desafio “De onde vêm as coisas?”

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

As escolas que ainda não fizeram sua inscrição para participar do desafio “De onde vêm as coisas?”, lançado pelo Edukatu com o apoio da Braskem, têm poucos dias para enviar suas ideias e projetos. Os professores das instituições de ensino devem criar seus perfis no site da Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente, www.eduaktu.org.br, e cadastrar os projetos das suas equipes. Depois de ler as regras do edital, podem inscrever suas escolas para participar da competição, que termina em 6 de junho de 2014. O professor convida seus alunos e outros colegas da escola para sua equipe e libera a navegação pelo Circuito Natureza e seus percursos: Terra, Água e Ar.

Escolas do ensino público e privado de Oiapoque ao Chuí, integrantes do Edukatu, estão participando da campanha que quer estimular debates nas comunidades escolares sobre consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos.  “A ideia é que as atividades do desafio orientem os participantes a ponderar sobre os impactos desde a produção até o uso e descarte dos utensílios do seu dia a dia, além de estimulá-los a mapear como o material plástico está presente nesses produtos”, explica Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, enfatizando que a iniciativa também possibilita o aprendizado sobre uma série de questões relacionadas ao consumo consciente e sustentabilidade.

Cada percurso consiste em uma sequência de atividades a serem realizadas ora individualmente, ora em equipe, e envolve, entre outros, reflexões sobre materiais informativos, pesquisas, produção de textos e desenhos, contato com profissionais ou atores sociais, planejamento e realização de campanhas. Todas as atividades de ao menos um dos percursos devem ser realizadas pelos participantes de cada equipe. Os envolvidos registram sua participação por meio de relato escrito, material fotográfico e audiovisual.

A escola que vencer o Desafio será contemplada com a visita da equipe do Edukatu, a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática como tablets e câmeras fotográficas digitais. Segundo e terceiro colocados também receberão prêmios.

Vídeo com mais informações sobre o desafio.

 

Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também