loader image
12.12.13 às 0:00

Walmart Indaiatuba será primeiro do Brasil com iluminação 100% LED

  Indaiatuba será o primeiro município no País a ter um hipermercado com iluminação 100% LED. O projeto inovador do Walmart Brasil, que amplia as iniciativas sustentáveis de uma loja ecoeficiente, será responsável por gerar uma economia superior a 27% em iluminação e diminuir os custos de manutenção do estabelecimento. A unidade local abre as […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Indaiatuba será o primeiro município no País a ter um hipermercado com iluminação 100% LED. O projeto inovador do Walmart Brasil, que amplia as iniciativas sustentáveis de uma loja ecoeficiente, será responsável por gerar uma economia superior a 27% em iluminação e diminuir os custos de manutenção do estabelecimento. A unidade local abre as suas portas hoje.

Fruto de um investimento total de R$ 39 milhões, as novidades do Walmart Indaiatuba fazem parte de um programa global da empresa que visa o aumento da eficiência energética em suas unidades. O Brasil concentrará o maior investimento do Walmart global em substituição de tecnologia por opções que consomem menos energia. Faz parte deste investimento a adoção da tecnologia LED. Até 2015, serão 200 lojas.

“Abrir um novo hipermercado com iluminação 100% LED foi um desafio. Não havia soluções disponíveis no mercado. Foi necessário desenvolver luminárias e sistemas LED sob medida para o Walmart de Indaiatuba. O projeto foi desenvolvido por profissionais das áreas de design e compras do Walmart em conjunto com a Phillips”, detalha Márcio Panassol, diretor geral de compras indiretas do Walmart Brasil.

A adoção de sistemas LED foi responsável por um investimento 40% maior em relação à iluminação convencional de um hipermercado. O retorno do investimento esperado é de aproximadamente quatro anos. Entre os custos com utilidades de uma loja, a energia elétrica é a que apresenta a maior participação (76%), seguida por água (10%), diesel para gerador (9%) e gás (5%). Analisando apenas os gastos com energia elétrica, a refrigeração é responsável por 38% do total, ar condicionado com 34% e iluminação, 15%.

Consumo

“Ao adotar o sistema LED de iluminação em 100% da loja, o Walmart espera reduzir 190 mil kWh em um ano no consumo de energia elétrica em iluminação no hipermercado de Indaiatuba em relação a uma loja com iluminação tradicional. Como as lâmpadas LED têm uma vida útil em média três vezes maior, vamos reduzir também o custo operacional de manutenção”, afirma Bruno Vaz, diretor de projetos e design do Walmart Brasil.

Desde 2011, o Walmart adota a iluminação LED nos estacionamentos e câmaras frias em algumas de suas lojas. Em Indaiatuba, o LED está presente em todos os setores, inclusive dentro dos refrigeradores e freezers da área de venda. “Lâmpadas LED são mais eficientes em ambientes refrigerados em relação às tradicionais”, observa Bruno.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também