Cai o número de passageiros de ônibus em 2013

Segundo levantamento, número de passageiros 30% nos últimos 18 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito da foto: Igor Schutz/Creative Commons

Em 2013, houve redução de 1,4% no número de passageiros transportados por ônibus, em comparação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O percentual equivale a uma perda de 560 mil passageiros no sistema de transporte coletivo por ônibus por dia, com base em dados de nove capitais brasileiras mais representativas. No acumulado do ano, foram 175 milhões de passagens vendidas a menos, em relação a 2012.

No longo prazo, a redução do número de passageiros é mais significativa: houve redução de 30% no número ...

Abertas as inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável

Vencedor vai a New York conhecer de perto as melhores práticas internacionais em transporte urbano

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) abriu as inscrições para o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável.

Jornalistas poderão inscrever suas matérias e artigos relacionados ao tema, publicados em veículos de grande circulação entre janeiro de 2013 a julho de 2014. O prazo para as inscrições é 22 de agosto. Veja o regulamento do prêmio no site do ITDP Brasil.

Um comitê de especialistas selecionará um vencedor e duas menções honrosas, com base em critérios como qualidade das informações, grau de inovação e relevância para a sociedade.

O vencedor do Prêmio fará uma visita técnica à New ...

Custo de congestionamentos no Rio e em São Paulo atinge R$ 98 bilhões

No cálculo da Firjan, custo da mobilidade equivale a 2% do PIB Brasileiro do ano passado

Comentário Akatu: A mobilidade urbana é um dos temas prioritários da agenda em prol de uma sociedade do bem-estar com estilos mais sustentáveis de vida. Cidades onde seus moradores não têm a possibilidade de deslocamento com boa qualidade de serviços de transporte coletivo e de massa e de infraestrutura geram impactos negativos em todos os aspectos: social, ambiental, econômico e individual. A notícia abaixo revela o prejuízo econômico dos congestionamentos no Rio e em São Paulo – cálculo semelhante já havia sido feito pelo Instituto Akatu, divulgado em janeiro de 2014. Um dos papéis do consumidor consciente é pressionar ...

Rio e São Paulo estão na lista das cidades mais congestionadas do mundo

Levantamento feito com 180 cidades aponta que motoristas nessas cidades passam, em média, 8 dias do ano presos no trânsito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Creative Commons/Fernando Stankuns

 

Comentário Akatu: cidades onde o deslocamento de seus moradores é feito por meio de serviços de transporte e infraestrutura de má qualidade geram impactos negativos em todos os aspectos: social, ambiental, econômico e individual. O uso consciente do automóvel e a priorização de outras alternativas, como o transporte público, a bicicleta ou a caminhada, podem contribuir para uma solução realmente sustentável e de longo prazo.

 

São Paulo e Rio de Janeiro estão na lista dos 10 países com mais congestionamento no mundo. O levantamento foi realizado pela TomTom, empresa especializada em sistemas baseados ...

Brasília ganhará 20 pontos de bicicletas compartilhadas até o fim de julho

Com os novos pontos, projeto vai dobrar o número de estações instaladas na cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Marcelo Camacho/Agência Brasil

 

Comentário Akatu: a cultura da mobilidade individual e o uso excessivo de automóveis pioram a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades, além de serem os principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, fonte de poluição sonora e de desperdício de tempo em congestionamentos. Mas modalidades alternativas de transporte como a bicicleta começam a representar parcela importante dos deslocamentos urbanos, como destaca a notícia a seguir. Priorizar essas modalidades é uma contribuição importante para alcançar uma solução realmente sustentável e de longo prazo.


Pedalar virou um ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...