loader image
09.12.21 às 15:20

6 dicas práticas para viajar de maneira mais sustentável

Aproveite seu passeio considerando os impactos dos nossos hábitos para a sociedade e o meio ambiente

Com o avanço da vacinação no Brasil, muitas pessoas já estão programando suas férias e viagens no fim de ano. Por isso, preparamos um guia do viajante consciente, com 6 dicas simples e práticas para que você curta seu passeio com o menor impacto possível para si mesmo, para a sociedade e para o meio ambiente. O cuidado começa na hora de fazer as malas e vai até à gestão de resíduos, na volta pra casa. Lembre-se de seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde e boa viagem consciente! 

Separando itens de beleza e higiene: o que levar?  

Cuide de si sem se esquecer do planeta. Se possível, escolha produtos concentrados ou compridos, que usam embalagens menores e são mais econômicos. Por serem mais enxutos, eles ocupam menos espaço no transporte e no armazenamento da fábrica até a sua casa, o que significa menos emissões de gases poluentes — além de tamanhos mais compactos para a sua mala. Também dê preferência aos shampoos, sabonetes e cremes naturais, orgânicos e sustentáveis, com ingredientes naturais que não agridem sua pele e nem o meio-ambiente.

Não desperdice água e energia 

A atenção com o desperdício de água e energia continua, mesmo longe de casa. Seja em um hotel, apartamento alugado ou na casa de parentes, poupe água e energia elétrica nas atividades do dia a dia. Evite banhos longos e escove os dentes com a torneira desligada. Ao sair, não esqueça de desligar a luz e o ar-condicionado. Outro detalhe importante: evite a troca de toalhas de banho e roupas de cama limpas, pois assim você ajuda a economizar água e energia

Use um copo reutilizável e uma ecobag 

Na hora de passear, carregue consigo uma garrafa de água ou copo reutilizável, assim você evita o uso de descartáveis ou a compra de garrafinhas de plástico, gerando menos resíduos e contribuindo para minimizar o acúmulo em aterros sanitários e lixões. Outra dica é ter consigo uma mochila, ecobag ou sacolinhas reutilizáveis, para evitar a necessidade de sacolinhas plásticas de uso único na hora de passear ou de comprar aquela lembrancinha. 

Lembre-se: prefira sempre opções menos descartáveis e mais duráveis. 

Que tal ir a pé ou de bike? 

Sempre que possível, tente fazer os passeios a pé ou de bicicleta, pois desta forma não há emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas, e você ainda se exercita e cuida da saúde. Planeje o roteiro de viagem e dê preferência ao transporte público. Utilize o seu veículo ou transporte por aplicativo somente para trechos mais longos: vá de metro, trem, bike ou a pé. Se viajar de avião, você pode optar pela compensação de carbono ao comprar a sua passagem em algumas companhias aéreas.

Incentive a produção local 

Procure consumir alimentos locais e da época, cultivados por pequenos produtores da região. Isso incentiva a produção local e favorece o desenvolvimento econômico da cidade, reduzindo os impactos negativos gerados no processo de produção e transporte de produtos de outras localidades. Outra dica é prestigiar artesãos locais, que mantêm a cultura regional e auxiliam na renda de suas famílias, na hora de comprar uma lembrancinha. 

Atenção aos resíduos 

Tenha atenção aos resíduos que você gera, repense o que pode ser evitado, reduzido ou substituído, separe corretamente e destine no local para reciclagem. Leve um saquinho para separar seu lixo e ajudar com a limpeza do local e do meio ambiente, especialmente ao ir para a praia, em trilhas ou passeios na natureza. Se estiver passeando em um local que não tenha lixeira, leve consigo até a lixeira mais próxima. No hotel, também é possível fazer a separação dos resíduos orgânicos e recicláveis em lixeiras ou sacolas diferentes, impulsionando a reciclagem. 

Com essas atitudes simples de consumo consciente, que podem ser aplicadas por todos nós no dia a dia e na hora de viajar, contribuímos para uma sociedade mais sustentável.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também