loader image
20.08.18 às 18:11

Bota na Mesa: Instituto Akatu marca presença em evento que promove a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos

Desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces), o Bota na Mesa articula a conservação ambiental e a segurança alimentar entre campo e cidade

O Instituto Akatu participou de evento promovido pelo Bota na Mesa, projeto do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces), e m parceria com o Citi e patrocinado pela Citi Foundation e pela Fundação Cargill, que visa promover a agricultura familiar por meio de iniciativas que conectam pequenos produtores aos grandes centros urbanos.

No total, foram 68 projetos inscritos em todo o país. Desses, 14 foram selecionadas e apresentadas na ocasião. As iniciativas atuam de modo relevante na cadeia de alimentos, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cidades. Na seleção, foi levado em consideração o grau de inovação, a conexão com os temas prioritários do Bota na Mesa como relações de consumo, juventude na agricultura e tecnologia, a contribuição para a inclusão da agricultura e o potencial de escala e replicabilidade.

Ao valorizar a agricultura familiar estamos promovendo o desenvolvimento social, já que grande parte da comida que chega às mesas dos brasileiros é produzida por pequenas propriedades, em torno de 70% do que é consumido no país, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e 56% no mundo. E isso, ocupando apenas 25% da área produtiva, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

Os impactos econômicos também devem ser destacados, uma vez que a geração de renda local fixa o homem no campo e diminui as pressões nas cidades. Segundo a FAO, também preserva os alimentos tradicionais, além de proteger a biodiversidade agrícola, já que esse modelo produtivo dificilmente é associado à monocultura.

O evento do GVces contou ainda com a presença de cooperativas, representantes de redes varejistas, do setor público e pesquisadores que discutiram propostas que têm como objetivo construir diretrizes públicas e empresariais para a inclusão da agricultura familiar e promover um novo olhar sobre a cadeia e comercialização dos alimentos.

Clique aqui e conheça as 14 iniciativas selecionadas.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também