loader image
29.09.21 às 16:43

Espelho, espelho meu: que consumidor sou eu?

Descubra qual o seu perfil de consumidor e como evoluir nessa jornada — afinal, sempre dá para adotar alguma prática mais sustentável

É hora de encarar o espelho da sustentabilidade. Neste Dia do Consumo Consciente — 15 de outubro —, convidamos você a olhar para dentro, refletir sobre seus hábitos e identificar qual o seu perfil de consumidor. Assim, fica muito mais fácil conhecer seus “pontos fracos” (sim, todos nós temos), entender o impacto de suas práticas cotidianas e saber onde e como é possível melhorar.

Sabemos que mudar comportamentos pode ser um tanto complexo. Justamente por isso o Akatu existe: para orientar você nessa jornada. E ela começa com o Teste do Consumo Consciente, que analisa comportamentos e valores para avaliar o seu grau de consciência ao consumir algo — de água e energia elétrica em casa, passando pela maneira como você se desloca até o planejamento das compras.

“Conhecer seu nível de consciência é um passo essencial para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos de vida mais sustentáveis”, enfatiza Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu. “Entender e mapear nossos hábitos de consumo e buscarmos nos tornarmos protagonistas de uma busca de melhorar os seus impactos nos leva a adotar práticas que podem ser simples, mas que, se repetidas por muito tempo ou por muitas pessoas, geram enorme impacto positivo para nós mesmos, a sociedade, a economia e o meio ambiente.”

Qual é o seu perfil?

A sociedade brasileira ainda tem muito a evoluir rumo ao consumo consciente. De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, aqueles com comportamento ativo, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade e que tomam suas decisões de consumo baseado no que é melhor para o coletivo e para o meio ambiente.

Mas, calma. Os brasileiros estão, sim, cada vez mais interessados em sustentabilidade, o que é um ótimo indicativo de que também estão dispostos a ampliar suas práticas de consumo consciente. Na Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, promovida por Akatu e GlobeScan, 41% dos entrevistados concordaram totalmente com a frase “Eu quero reduzir muito o impacto que eu tenho no meio ambiente” e 68% disseram ser uma prioridade “viver de uma maneira que seja boa para você, boa para outras pessoas e boa para o meio ambiente.” 

Confira os quatro perfis de consumidor na escala de consciência do Akatu:

Consumidor indiferente: Ainda não leva em conta que evitar desperdícios traz benefícios diretos para si mesmo e para o seu bolso nem compreende os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente. Representa 38% da população brasileira.

Consumidor iniciante: Pratica o consumo consciente pensando em soluções para evitar desperdícios e economizar financeiramente, como desligar a luz ao sair de um cômodo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, pois já compreende que seus atos de consumo geram impactos para si próprio e para seu bolso. Também é 38% da população brasileira.

Consumidor engajado: Percebe que o consumo consciente é mais que uma maneira de economizar — reconhece que seus hábitos de consumo geram consequências para si e para seu bolso, mas também para a sociedade e para o meio ambiente. Representa 20% da população brasileira.

Consumidor consciente: Tem comportamentos ativos, para além de práticas em casa, no trabalho e no lazer. Faz escolhas sabendo que as consequências de seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações, além de entender que influencia pessoas ao seu redor. Abrange 4% da população brasileira.

Agora que você já conhece os diferentes perfis de consumidor, está na hora de saber em qual você se encaixa. Preparado? Faça o Teste do Consumo Consciente já!

Mas lembre-se: ninguém é um consumidor 100% consciente. Há sempre aspectos do nosso estilo de vida em que podemos evoluir. Por isso, indicamos aqui hábitos simples de consumo consciente na moda, na alimentação e na limpeza de casa. Reflita se algum deles pode ser encaixado no seu estilo de vida de hoje, pra você ser um consumidor mais consciente amanhã!

Moda: o melhor estilo é aquele com menor impacto

1. Diversifique seu modo de consumo: Peças compartilhadas, alugadas e de segunda mão estimulam uma cadeia mais circular e muitas vezes têm um preço menor. Fomentar esses diferentes modelos de consumo traz benefícios para você, a sociedade, o meio ambiente e a economia.

2. Mantenha relações de longo prazo com suas peças: Cuide bem de suas peças. Prolongar a vida útil delas significa deixar de comprar algo, reduzindo o impacto negativo associado à produção de novas peças e ao descarte de itens usados. Isso é bom pro seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade.

3. Saiba mais sobre suas marcas favoritas: Avalie se elas valorizam os funcionários e o meio ambiente por meio de uma cadeia produtiva mais sustentável. Informe-se sobre o local de confecção, a mão de obra utilizada, a origem das matérias-primas e iniciativas para reduzir emissões e resíduos. Dica: conheça o Índice de Transparência da Moda Brasil.

Alimentos: comida sem desperdício é mais gostosa

1. Compre alimentos “fora do padrão”: Legumes e vegetais com formatos diferentes e frutas cujas cascas têm outra coloração possuem o mesmo sabor, textura e valor nutricional de um alimento considerado no “padrão estético”. Privilegiando a compra deles, você adquire um alimento suculento e ajuda a reduzir o desperdício, já que muitos estabelecimentos acabam descartando esses produtos.

2. Utilize os alimentos integralmente: Ao incluir cascas, talos, folhas e sementes no preparo das refeições, você aproveita suas riquezas nutricionais e evita desperdícios. Isso faz bem para o meio ambiente e para a sua saúde — há diversas receitas saudáveis e sustentáveis que utilizam as partes menos convencionais dos alimentos.

3. Planeje a compra e o armazenamento: Prepare uma listinha com os itens que você precisa para não se esquecer de nada importante e evitar comprar alimentos por impulso que podem acabar sendo desperdiçados. Na hora de armazená-los, coloque sempre os produtos mais antigos e com data de validade mais próxima na frente, assim você os utiliza primeiro e não desperdiça. Isso é economizar dinheiro e recursos naturais.

Limpeza: faxina boa tem brilho de sustentabilidade

1. Se ligue no consumo de água: Ela é essencial na limpeza, mas deve ser usada com consciência. Prefira baldes ao invés de água corrente de mangueiras e controle o volume de uso para evitar desperdícios. Na limpeza de áreas externas, use a vassoura ou reutilize a água dos enxágues da máquina de lavar.

2. Utilize produtos em refil e concentrados: Você diminui a geração de resíduos, uma vez que os refis e os concentrados vêm em embalagens menores, e pode economizar, já que eles costumam render mais. Por serem menores, os concentrados também podem ter seu transporte otimizado, reduzindo as emissões na logística de distribuição.

3. Informe-se sobre as fabricantes de produtos de limpeza: Buscar informações sobre as empresas é essencial. As práticas relacionadas ao consumo de recursos naturais, emissões de carbono, geração de resíduos, uso de água, diversidade, inclusão e governança refletem os valores de cada organização e como elas enxergam seu papel na sociedade. Dê preferência àquelas que mais se aproximam de seus valores!

 Para mais dicas de consumo consciente, clique aqui.

Veja também
Quer ouvir essa página? É só dar o play abaixo!