loader image
29.06.22 às 14:19

Folha de S.Paulo: Sim, estamos consumindo excesso de agrotóxicos em vários alimentos

Em sua coluna mensal, Helio Mattar destaca os impactos negativos do aumento da venda e do consumo de agrotóxicos no Brasil
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Na coluna de junho na Folha de S.Paulo, o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, alerta para o aumento exponencial na venda e no consumo de agrotóxicos no Brasil, muitos deles proibidos em diversos países, e encontrados até em alimentos ultraprocessados. Ele repercute os impactos negativos dessa prática e como indivíduos, empresas e governos podem se mobilizar por uma alimentação mais saudável e sustentável.

“O aumento da fome no Brasil, que hoje afeta 33,1 milhões de pessoas (14 milhões a mais do que em 2020), de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, vem sendo acompanhado de outra grave problemática da cadeia alimentar e econômica: o aumento do uso de agrotóxicos nos alimentos aqui produzidos.

O que procurarei abordar nesta coluna é se o crescente uso dessas substâncias na produção agrícola significa que estamos consumindo mais agrotóxicos nos alimentos que ingerimos e se essas quantidades são problemáticas.”

Leia a coluna na íntegra aqui. (disponível para assinantes)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também