loader image
28.09.18 às 18:30

Frutas da estação: conheça os alimentos de outubro e prepare uma deliciosa receita com amoras

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosas, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.

Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem  e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).

Se você vive na região Sudeste, aproveite a estação das amoras para preparar um delicioso muffin que combina a fruta com bananas:

Muffin de Amora e Banana

Foto: Reprodução/Vivian França

Ingredientes:

  • 1/3 de xícara de leite integral
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
  • 1 ovo e 1 gema de ovo
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 2 bananas maduras
  • uma pitada de sal
  • +/- 200g de amoras bem maduras e lavadas
  • açúcar para polvilhar

Preparo: pré-aqueça o forno em temperatura alta. em uma tigela, misture o ovo, o leite, a manteiga. em outra tigela, misture os secos: açúcar, farinha, fermento, sal. amasse bem as duas bananas, até ficar uma massa sem nenhum pedaço. junte as duas misturas e a banana. misture delicadamente até a massa ficar bem homogênea. unte uma forma de 12 cupcakes e preencha com a mistura. coloque 2-3 amoras em cada forma, empurrando um pouquinho para que fique no meio da massa. se estiverem muito grandes, corte as amoras ao meio. leve ao forno médio por 20-25 minutos ou até que a parte de cima esteja dourada e o palito saia limpinho. espere esfriar para desenformar. antes de servir, polvilhe açúcar para finalizar.

*Receita retirada do site Francinha Cooks

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de outubro na região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também