loader image
20.11.19 às 18:34

BASF reconhece a importância do dia da consciência negra

A diversidade é um valor para a empresa, que impulsiona a criatividade e a inovação e é essencial para o sucesso dos negócios

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a BASF reforça sua atuação pela diversidade, um valor para a companhia na América do Sul e no mundo. A diversidade e a inclusão são vistas como um elemento-chave para o sucesso dos negócios ao promover um ambiente inovador. Para que essa política de diversidade seja uma realidade, a BASF trabalha o tema interna e externamente, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento, cujos parceiros são informados sobre as políticas de inclusão da empresa e estimulados a ampliar seus esforços para a valorização das diferenças.

A BASF tem uma governança estruturada que contribui significativamente para que as iniciativas de diversidade sejam transversais na companhia. Esse tema foi abraçado pela liderança e seus desdobramentos são debatidos em todas as esferas, desde o Comitê Executivo, passando pelo Comitê de Sustentabilidade, até a implementação pela área de Diversidade, que trabalha para atrair, incluir e desenvolver pessoas em todas as áreas e posições da companhia. Integram essa governança grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários, engajados em discutir e implementar políticas que valorizem a diversidade, seja ela voltada à orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência.

Atualmente, quatro grupos atuam a partir desses valores na empresa: o Black Inclusion Group (BIG), que lidera a discussão pela igualdade racial; o Be Yourself (BYOU), voltado à diversidade sexual; o Women in Business (WIB), focado na equidade de gênero; e o Be Different, voltado à inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Dentre as principais iniciativas lideradas por esses grupos estão pesquisas, redefinição de processos e sistemas internos, treinamentos, programas de desenvolvimento de gestores e colaboradores, comunicação interna e externa, eventos e contratação de consultores especializados em temas de diversidade.

Diversidade racial

O BIG conta com colaboradores voluntários, situados na matriz e nas plantas industriais da BASF. Assim como os demais grupos, conta com o suporte de membros do Comitê Executivo da BASF. Nos últimos anos, o BIG conquistou muitos avanços dentro da companhia, dentre eles adaptações nos processos seletivos e internos.

A BASF mantém ainda parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, de São Paulo (SP), para a contratação de estagiários negros. A partir do Programa Todo Talento, a empresa levou a estrutura de recrutamento e seleção para dentro da faculdade e os selecionados fazem parte de um programa de mentoria, que conta com a participação de membros do BIG, e recebem uma bolsa de idiomas durante os dois anos de estágio. Adicionalmente, das milhares de vagas do Programa de Trainee da BASF, mais de 20% delas são dedicadas especificamente a profissionais negros.

Outra iniciativa do grupo, o programa de aprendizado chamado Big Talks apresentou diversos temas sobre questões raciais para colaboradores e demais interessados. Em nove sessões mensais, ministradas pela professora Suzane Jardim, foram debatidos temas estereótipos, branquitude, como os pais podem combater o racismo na infância, entre outros. O conteúdo permanece disponível em vídeos na internet no link basf.izap.com.br/channels/.

Outras iniciativas

A BASF é ainda cofundadora do Integrare, uma OSCIP que promove a transformação econômica e social no campo empresarial, a partir da evolução de processos, qualificação profissional e valorização da inclusão e da diversidade na cadeia de suprimentos. Com este propósito, o Integrare aproxima as grandes corporações de empresas lideradas por negros, pardos, indígenas ou PcDs (pessoas com deficiência), gerando novas oportunidades e negócios que antes não seriam possíveis. Além disso, por meio da Fundação Espaço ECO (FEE) – uma OSCIP para sustentabilidade, instituída e mantida pela BASF desde 2005 – a BASF também fomenta a inclusão no ambiente corporativo e na sociedade, mostrando o quanto a diversidade é um fator crítico para a qualidade das relações, para a inovação e, consequentemente, para os negócios.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também