loader image
02.11.15 às 0:00

Braskem Labs anuncia projetos vencedores

A iniciativa tem como objetivo incentivar soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas por meio do plástico

A empresa petroquímica Braskem anunciou no dia 29 de outubro os dois vencedores do Braskem Labs, programa de incentivo a empreendedores criado pela companhia em parceria com a ONG Endeavor.

Um dos vencedores foi Eliézer Machado Dias, criador do ColOff, revestimento para assento sanitário para coleta de material biológico, projetado para oferecer mais conforto e higiene e evitar contaminação tanto das amostras quanto do paciente. Como é produzido com polietileno oxibiodegradável, recebe um aditivo que acelera a degradação do plástico.

Outro vencedor foi Marcio Yamin El Bayeh, do B-Rap, que apresentou o projeto de caixas de plásticos vazadas que substituem estruturas de concreto usadas na construção civil para fazer o armazenamento seguro e barato de águas pluviais, viabilizando o escoamento ou reúso. Coletar e reutilizar a água da chuva é uma atitude consciente, reflexo de uma responsabilidade social e ambiental. Tanto empresas como domicílios poderão se beneficiar dessa inovação, que trará a economia de água.

Lançado em maio de 2015, o Braskem Labs tem como objetivo incentivar soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas por meio do plástico em segmentos como saúde, moradia e mobilidade. Recebeu 159 propostas, das quais 19 foram selecionadas como finalistas, para participar da etapa de mentoria, que durou 45 dias.

Para a seleção dos projetos foram levados em consideração fatores como avaliação individual do empreendedor e sua evolução ao longo da mentoria, além do potencial de mercado e do quanto a ideia pode impactar a sociedade.

No período de mentoria, os empreendedores puderam aprimorar o seu modelo de negócios e aprofundar seus conhecimentos sobre finanças, vendas e marketing. Dois dias antes da premiação, em 27 e 28 de outubro, o grupo participou do Boot Camp, uma formação intensiva, de 48 horas, que oferece a possibilidade aos participantes de desenvolverem, em equipe, o conceito e o desenho de novas iniciativas de empreendedorismo, definirem os seus modelos de negócios e prepararem as estratégias de comunicação.

Um modelo de sociedade mais sustentável envolve, de um lado, consumidores mais conscientes e, de outro, empresas dispostas e preparadas para inovar e oferecer alternativas de produtos e serviços ambientalmente adequados e socialmente justos em todas as etapas de sua cadeia produtiva. O estímulo da Braskem Labs colabora para que novas soluções inovadoras surjam para aumentar a oferta de serviços e produtos mais sustentáveis.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também