loader image
14.10.22 às 19:53

Braskem promove circularidade do plástico e inovação na Feira K 2022

Iniciativas de combate às mudanças são um dos destaques da empresa
Ação de apoiador

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros em escala industrial, irá trazer inúmeras novidades durante a Feira K 2022, que ocorre em Düsseldorf, na Alemanha, a partir da próxima quarta-feira (19). A companhia irá apresentar diversas inovações e uma iniciativa que pretende ampliar ainda mais o uso de resinas recicladas na indústria da química e do plástico.

Roberto Simões, CEO da Braskem, reforça que “a inovação sempre esteve no nosso DNA, como parte da nossa busca incansável por um futuro mais sustentável. Agir de forma inovadora permite que a gente avance em prol dos nossos compromissos com o meio ambiente, como a transição pra uma matriz energética limpa e renovável e o desenvolvimento de soluções pra uma economia mais circular e de carbono neutro.”

Wenew: novo ecossistema global de economia circular da Braskem

A Braskem anunciou recentemente o lançamento de Wenew, seu ecossistema de economia circular, que engloba quatro pilares: produtos, educação, tecnologia e design circular. A partir de agora, os produtos circulares da Braskem, suas iniciativas de educação sobre consumo consciente e descarte adequado, bem como as tecnologias que apoiam a companhia em sua jornada em prol da economia circular serão identificadas por essa marca.

Além dessas soluções, Wenew contemplará, por meio de Wemove, termo variante que representa a noção de coletividade que pauta a forma de pensar e agir da Braskem para promover a economia circular, as iniciativas que trazem abordagem sobre educação ambiental, consumo consciente e descarte adequado junto ao público final.

“Wenew surgiu da nossa inquietude de fazermos algo novo em prol de um mundo cada vez mais sustentável, que valoriza a coletividade”, explica Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul. “Mais do que uma marca, Wenew nasce para promover a economia circular de uma forma ainda mais potente, apresentando o que vem sendo desenvolvido pela Braskem e buscando engajar e inspirar nossos públicos no esforço coletivo por um mundo melhor. Trata-se de uma iniciativa que terá grande impacto na estratégia de crescimento da Braskem e no alcance das metas de redução de resíduos plásticos, ou seja, é um grande passo e uma evolução da empresa rumo à economia circular”.

Combate às mudanças climáticas

Outro tópico que terá grande destaque durante o evento é o combate às mudanças climáticas, tema presente nos macro-objetivos e em diversas iniciativas e soluções da Braskem. Durante a Feira K, a empresa destaca recentes investimentos e ações em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para produção de resinas e produtos químicos com maior captura de carbono, além de ações de incentivo à eficiência energética e ao uso de fontes renováveis de energia.

“Trabalhar em colaboração é crucial para combater as mudanças climáticas. Assim, a Braskem vem trabalhando em conjunto com sociedade, governos, indústria e membros relevantes da cadeia de valor para fomentar soluções sustentáveis ??de produtos químicos e plásticos que melhoram a vida das pessoas”, comenta Walmir Soller, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas Europa & Ásia.

Sob a marca I’m greenTM, por exemplo, a companhia tem oferecido desde 2010 um portfólio amplo de produtos derivados do etanol, que é proveniente da cana-de-açúcar e, portanto, renovável.

A Braskem tem a ambição de estar na liderança global das petroquímicas com os melhores indicadores em termos de emissão de gases de efeito estufa, além de ter um papel importante na captura de carbono através da produção de materiais com matérias-primas renováveis. Até 2030, a empresa busca reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa, sendo que o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Inovação em diversas áreas                                                                  

A Braskem irá apresentar na Feira K iniciativas de inovação disruptiva, que estão contribuindo para impulsionar práticas sustentáveis em todos os elos da cadeia produtiva.

Em agosto, por exemplo, a empresa inaugurou o Cazoolo, o primeiro hub de inovação com foco no desenvolvimento de embalagens circulares do Brasil. Seu objetivo é promover melhorias em toda a jornada das embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo. Clientes, brand owners, designers, startups e universidades poderão criar e cocriar projetos visando a completa circularidade e o menor impacto ambiental de seus produtos.

Aprofundando-se no ecossistema de inovação, a Braskem também apresentou recentemente a Oxygea: um hub para startups que contará com o investimento de aproximadamente US$ 150 milhões para o desenvolvimento de novos negócios. Seu propósito é fomentar inovações através de diferentes mecanismos de interação com startups, sempre com viés voltado à sustentabilidade e transformação digital.

Outra frente orientada para a inovação é o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), no polo petroquímico de Triunfo, no sul do Brasil, no qual a companhia promoveu uma expansão com equipamentos e laboratórios que aumentarão a capacidade de pesquisa e desenvolvimento da Braskem. Esta estrutura é composta por um laboratório para a caracterização de polímeros, um laboratório de catálise, um laboratório para processos petroquímicos e um laboratório de controle de qualidade para equipamentos de segunda geração.

A Braskem também tem trabalhado para identificar novas áreas de aplicação do plástico. No caso do transporte ferroviário, a companhia desenvolveu uma solução para substituição de dormentes de madeira por dormentes feitos de plástico. Denominada “Smartrails”, ela consiste em um revestimento de polietileno com fibra de vidro e blocos de polietileno de alta densidade – uma verdadeira inovação no desenvolvimento de materiais de rota permanente e uma nova abordagem para dormentes poliméricos.  Além de mais leves e de menor impacto ambiental, os dormentes plásticos têm um melhor desempenho operacional, redução do custo de implantação e exigem menor intervenção dos clientes para manutenção.

Uso de produtos sustentáveis da Braskem por outras companhias

A extensão do compromisso da companhia com a sustentabilidade, a economia circular e o combate às mudanças climáticas já pode ser vista em um número de cooperações entre a Braskem e grandes fabricantes de equipamentos de transformação, como Carnevalli, Aoki, Kautex, Gabler/Kiefel, Fanuc e Reifenhäuser. A maioria desses fornecedores de maquinário utiliza e atesta a qualidade das matérias-primas sustentáveis da Braskem e, por esse motivo, esses materiais serão apresentados em seus estandes da Feira K.

Reconhecimentos de diversidade, igualdade e inclusão

A Braskem também irá trazer para a Feira K a importância de se promover os direitos humanos e a diversidade em toda cadeia produtiva, além de se contribuir com o desenvolvimento das comunidades próximas.

Em 2021, a companhia passou a integrar o Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero 2021 (Gender-Equality Index – GEI), além de receber o selo da sexta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2019, recebeu o Prêmio WILL (Women in Leadership Latin America), que destaca empresas com boas práticas na promoção da equidade de gênero e inclusão de mulheres na liderança. A Braskem também foi reconhecida pela Out & Equal Workplace Advocates, maior organização global em prol dos direitos LGBTQIA+ no ambiente de trabalho, como a melhor empresa brasileira no desenvolvimento de ações para a inclusão desse público.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também