loader image
23.03.22 às 13:18

Folha de S.Paulo: Tecnologias sociais como caminho para a solução de problemas

Helio Mattar defende que temos a chance de votar em candidatos que trabalhem com a sociedade para encarar os desafios do país

Na coluna de março no jornal Folha de S.Paulo, o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, destaca a existência de diversas tecnologias sociais e iniciativas bem-sucedidas promovidas por organizações sociais e pela sociedade civil que poderiam ser melhor aproveitadas por governantes se transformadas em políticas públicas.

“Muitas organizações desenvolvem soluções para problemas sociais que, se levadas a grande escala, poderiam contribuir para superar alguns obstáculos para uma transformação positiva da sociedade.

Excelentes exemplos são apresentados pela Fundação Banco do Brasil (FBB), que analisa e certifica iniciativas que permitem transpor de forma eficiente e eficaz algumas das dificuldades enfrentadas, muitas vezes de forma permanente, pelo setor público.

Em um momento próximo de eleições majoritárias, eu me pergunto por que tais soluções, sistematizadas na forma de tecnologias sociais, não são utilizadas pelos gestores públicos? Por que os gestores não têm interesse em se aproximar das organizações sociais e universidades que possuem soluções testadas e certificadas para transformá-las em políticas públicas?”

Leia na íntegra aqui. (disponível somente para assinantes)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também