loader image
22.04.21 às 11:23

HP anuncia metas climáticas ambiciosas

Companhia anuncia parcerias para expandir o alcance do impacto desde conservação oceânica até restauração florestal

A HP Inc. (NYSE: HPQ) anuncia hoje, em antecipação ao Dia da Terra, algumas das metas sustentáveis mais agressivas e abrangentes da indústria tecnológica. Os compromissos reforçam os avanços que a companhia tem feito para promover uma economia totalmente regenerativa e com zero líquido de emissões de carbono, reduzir sua pegada ambiental como um todo e fortalecer seu negócio para o longo prazo, a fim de criar o portfólio mais sustentável de produtos e soluções do mercado.

“Combater a crise ambiental é um desafio sem precedentes, que demanda ações nos setores privado e público. Todos nós temos responsabilidade compartilhada na proteção do nosso planeta, e criar um impacto sustentável nas comunidades que atendemos deve ser uma prioridade de todas as empresas”, afirma Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc. “Na HP, estamos unidos em torno de nossa ambição de nos tornarmos a companhia de tecnologia mais sustentável e justa do mundo. Essas novas metas refletem nossos esforços contínuos rumo ao zero líquido de emissões de carbono – não só em nossas próprias operações, mas em nossa cadeia de suprimentos inteira. Não só é a coisa certa a fazer, como também é um motor cada vez mais importante de inovação e crescimento que vai fortalecer nosso negócio por muito tempo no futuro”, completa Lores.

Pela transformação do negócio

As medidas que a HP planeja, inclusive as metas anunciadas hoje, estão entre as ações climáticas mais abrangentes no setor de tecnologia, indo além das metas estabelecidas no Acordo de Paris e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A fim de atingir essas metas, a HP está focada em acelerar cinco ações estratégicas que visam a dissociar o crescimento das emissões de carbono e do consumo de recursos, impulsionar a inovação e transformar modelos de design e negócios:

  • Impressão e computação como serviço: Renovação de suprimentos de impressão, soluções circulares de hardware
  • Materiais sustentáveis: Opções cujo design tem materiais renováveis e reciclados
  • Descarbonização da cadeia de suprimentos: Estímulo à redução de carbono, ao uso de energia renovável, a design e materiais que considerem o carbono e ao transporte marítimo no lugar do aéreo; adoção de combustíveis alternativos e veículos elétricos para fretes de produtos.
  • Eficiência energética: Design de tecnologias de produto já existentes e novas que tenham eficiência energética.
  • Investimentos florestais: Tratar da questão da celulose usada em impressão e embalagem, investindo em restauração e proteção florestal, e uso contínuo de materiais certificados ou reciclados.

Emissões de carbono e circularidade

Para alcançar essas metas, a HP terá neutralidade de carbono e lixo zero em suas operações até 2025, bem como reduzirá as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) de Escopos 1, 2 e 3 em 50% em termos absolutos no período de 2019 a 2030[5].  

Além disso, a HP assume o compromisso de que, no ano, 75% do conteúdo (em peso) total de embalagens e produtos seja composto por materiais reciclados e renováveis e por produtos e peças reutilizados até 2030. Essas ações ajudarão a criar as condições para que a HP atinja zero líquido de emissões em toda a sua cadeia de suprimentos até 2040. Em linha com as ambições de circularidade da HP, as instalações administradas pela HP Operations serão lixo zero até 2025. O suporte ao cliente da HP também será neutro em carbono, tanto nas operações da HP como nas dos parceiros, até 2030.

A HP vai buscar implementar e acelerar uma série de medidas, que incluirão promover uma economia circular com o uso de mais materiais sustentáveis, tais como plásticos e metais reciclados, e investir em restauração e proteção florestal[6]. Desde 1991, a HP evitou que mais de 875 milhões de cartuchos HP, 114 milhões de cabides e 4,69 bilhões de garrafas plásticas pós-consumo sejam destinados a aterros sanitários – fazendo a reutilização desses materiais para fabricar novos produtos HP. Após lançar os PCs mais sustentáveis do mundo, a HP continua inovando em seu portfólio completo de produtos e trabalhando com parceiros-chave para a circularidade. A HP é membro do NextWave Plastics, colaborando com vários setores para criar a primeira rede global de cadeias de suprimento de plástico oceânico, e parceira de organizações como a Ellen MacArthur Foundation for the Circular Economy 100 e a ferramenta de mensuração Circulytics.

A HP foi a primeira companhia global de TI a divulgar sua pegada de carbono total e a estabelecer metas de redução de emissões para suas operações, sua cadeia de suprimentos e seus produtos e soluções. A HP estava nos primeiros 10% das companhias que estabeleceram metas de redução de emissões GEEs aprovadas pela Science Based Targets Initiative, inclusive visando a uma meta alinhada em 1,5ºC para reduzir em 60% suas emissões de Escopos 1 e 2 até 2025 em relação a 2015; agora, a HP pretende tornar suas operações globais neutras em carbono nesse mesmo prazo. Por dois anos seguidos, a HP foi a única companhia de tecnologia a integrar as listas do CDP com classificação A para clima, florestas e água, bem como o conselho de fornecedores líderes do CDP. A HP é membro da RE 100 desde 2016 e da EV 100 desde 2017.

Redução de carbono nos suprimentos HP

A HP vai transformar seu negócio de impressão, substituindo o modelo transacional por um modelo de serviços, ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono da companhia e de seus produtos. A fim de acelerar a transição para uma cadeia de valor que tenha zero líquido de emissões, a HP compromete-se com a neutralidade de carbono de seus negócios estratégicos de suprimentos até 2030.

A HP começará a transição dos suprimentos para a neutralidade de carbono com o lançamento do piloto HP Instant Ink with Planet Partners, permitindo múltiplos ciclos de vida para os suprimentos originais HP. Esse piloto vai ajudar os clientes a reduzir o plástico virgem utilizado e a diminuir o descarte de lixo, inclusive de plástico que seria destinado aos oceanos, seguindo rumo à circularidade. Com lançamento programado para maio de 2021 na Alemanha, o HP Instant Ink with Planet Partners vai permitir que assinantes da HP Instant Ink optem por receber cartuchos recondicionados e recarregados. A confiabilidade consistente e a qualidade excepcional de impressão dos toners originais HP significam menos reimpressões e menos desperdício.

Proteção & restauração florestal

A HP também está focada em soluções baseadas na natureza, com parceiros globais que incluem a World Wildlife Fund (WWF), a Arbor Day Foundation e por meio de sua própria iniciativa, a Sustainable Forests Collaborative. Em 2020, a HP atingiu desmatamento zero em relação a 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de seus produtos, com o 1% restante avaliado para garantir que o uso de celulose reportado atenda à Política de Papel e Madeira Sustentável da HP (Sustainable Paper and Wood Policy)[7].  Os papéis da marca HP atingem sua meta desde 2016, sendo completamente derivados de fontes certificadas ou recicladas. Para as embalagens à base de papel dos produtos, trata-se do resultado de um trabalho de cinco anos para aperfeiçoar os processos de aquisição da HP e colaborar com mais de 100 fornecedores a fim de promover esse avanço. A HP implementou um programa de garantia de conformidade para gerenciar quaisquer ações corretivas e manter esse desempenho no futuro.

Agora expandindo para além do aprovisionamento da própria companhia e abranger o uso de outros papéis em produtos e serviços de impressão, a HP vai eliminar o desmatamento[8] de todos os recursos de papel usado em produtos, serviços de impressão e embalagens HP[9] até 2030, por meio do enquadramento florestal positivo da HP (Forest Positive Framework)[10].

A HP é a única companhia de tecnologia a estabelecer a meta de eliminar o desmatamento em todos os seus negócios e uma das poucas empresas do mundo a alcançar uma meta de desmatamento zero relativo aos suprimentos de papéis e embalagens[11].

Para garantir a visão de que cada página impressa com a HP seja de fonte responsável e contribua para a restauração e a proteção de florestas, a HP associa-se às principais ONGs e organizações de forma a tomar medidas que extrapolem a restauração e proteção, e incluir metas baseadas na ciência para o desenvolvimento das florestas, colaborando com o mercado e inovando em tecnologias de impressão mais eficientes.

Compromisso contínuo com o Impacto Sustentável e a colaboração pelo clima

Os esforços para ter um impacto sustentável nas pessoas, no planeta e nas comunidades estão integrados à estratégia e operações comerciais da HP, o que tem se tornado um fator cada vez mais importante nas decisões de compra dos clientes. Os esforços de Impacto Sustentável da HP ajudaram a proporcionar um acréscimo de mais de um bilhão nas vendas em 2020, elevação registrada pelo segundo ano consecutivo.

Para aumentar seu compromisso com a restauração e a proteção dos oceanos e florestas do planeta, a HP também anunciou uma série de atualizações em suas parcerias com ONGs.

A companhia entrou na Trash Free Seas Alliance, da Ocean Conservancy, tornando-se membro do Comitê Diretor para a mais nova iniciativa que é o carro-chefe da organização: a ASPPIRe (Advancing Solutions to Plastic Pollution through Inclusive Recycling – promovendo soluções para a poluição plástica por meio da reciclagem inclusiva). A ASPPIRe visa a reduzir a poluição por plásticos nos oceanos mundiais, criar um mercado estável para plásticos de baixo valor em locais selecionados e aumentar a disponibilidade de conteúdo reciclado. A HP é a única companhia de tecnologia no comitê e está trabalhando junto de algumas das maiores marcas do mundo, como Pepsico, Starbucks Coffee Company, Dow e Kimberly-Clark.

A HP também anunciou que é a patrocinadora fundadora do marketplace digital “One Simple Action” (https://onesimpleaction.org/), do Forest Stewardship Council (FSC), que ajuda os consumidores a entender por que o FSC é importante e quais produtos podem comprar se quiserem fazer parte da solução para as florestas. A certificação do FSC é a mais rigorosa disponível no mercado, garantindo que ecossistemas florestais críticos – juntamente com a fauna e os trabalhadores que dependem delas ­– sejam protegidas.

Essas novas parcerias completam o rol de colaborações que a HP já tem com ONGs em seu compromisso de proteger recursos naturais, evitar perda de biodiversidade e combater as mudanças climáticas.

Saiba mais

Acesse os seguintes links para mais detalhes:

Metas:

  • Atingir zero líquido de carbono em toda a cadeia de valor da HP até 2040, começando com os negócios de suprimentos atingindo neutralidade de carbono até 2030.
  • Reduzir em 50% as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) na cadeia de valor da HP até 2030.
  • Atingir neutralidade de carbono e lixo zero na HP até 2025.
  • Atingir 75% de circularidade de produtos e embalagens até 2030. 
  • Eliminar o destamatamento relativo a todo o papel usado em serviços de impressão e produtos. 

Parcerias:

  • Expansão do HP Sustanable Forests Collaborative 
  • Patrocínio do marketplace digital do Forest Stewardship Council
  • Entrada no Comitê Diretor da Trash Free Seas Alliance®, da Ocean Conservancy

Sobre a HP

A HP Inc. (NYSE: HPQ) cria tecnologia que torna a vida melhor para todos, em todos os lugares. Através do nosso portfólio de produtos e serviços de sistemas pessoais, impressoras e soluções de impressão 3D, criamos experiências surpreendentes. Saiba mais sobre a HP Inc. disponível em hp.com.

[1] Em comparação com 2019, incluindo as emissões de GEEs dos Escopos 1, 2 e 3 e não incluindo papel

[2] Operações zero lixo: eliminar a destinação de resíduos não perigosos a aterros sanitários em todas as operações diretas da HP até 2025; inclui todas as plantas próprias e gerenciadas pela HP ao redor do mundo. Lixo zero é determinado pelas certificações UL ou TRUE.

[3] O conteúdo total de produtos e embalagens da HP, por peso, será de materiais, produtos e componentes reciclados, renováveis e/ou reutilizados até 2030.

[4] Eliminar o desmatamento referente a todo papel e toda madeira usados em produtos, serviços de impressão e embalagens HP até 2030.

[5] Exceto papel que não for HP consumido na utilização dos produtos como fonte indireta de emissões, de acordo com o GHG Protocol e fora da cadeia de valor da HP.

[6] Plástico reciclado com base na definição e na metodologia de cálculo da EPEAT.

[7] Em 2020, 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de produtos HP foram derivados de fontes certificadas ou recicladas. Embalagem é definida como a caixa que vem com o produto e todos os materiais de papel dentro da caixa.

[8] Celulose (por peso) será 1) certificada, 2) reciclada ou 3) caso for usado papel que não seja HP e para o qual não haja certificação definida, compensada por iniciativas de restauração e proteção florestal por meio do Forest Positive Framework da HP.

[9] Papel não inclui substratos à base de fibra para impressoras industriais HP não listadas nos catálogos HP Media Solutions Locator. Embalagem HP é a Caixa que vem com o produto e todos os materiais à base de papel dentro da caixa.

[10] O HP Forest Positive Framework é base estratégica para o cumprimento dos projetos florestais da HP.

[11] A HP atingiu desmatamento zero em 99% dos papéis da marca HP embalagens à base de papel dos produtos HP, com o 1% restante sendo avaliado para garantir o uso reportado de celulose cumpra a Política de Papel e Madeira Sustentáveis da HP.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também