loader image
14.03.22 às 11:31

Klabin aumenta uso de energia limpa

Klabin substitui óleo combustível por gaseificação de biomassa

Substituir óleo combustível por uma fonte de energia 100% limpa e renovável: a gaseificação de biomassa. Essa é a mais recente medida de sustentabilidade e inovação adotada pela Klabin com o Projeto Puma II, de ampliação da unidade industrial de Ortigueira (PR). Com a partida deste projeto, a empresa deixará de consumir 21,5 mil toneladas por ano de óleo BPF, combustível que é derivado de petróleo para abastecer um de seus fornos de cal. Com isso, a matriz energética da empresa terá um aumento da participação de combustíveis renováveis, ultrapassando os 90% e uma redução de 67 mil toneladas de CO2 equivalente por ano nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações da empresa. 

Desta forma, a empresa está cada vez mais alinhada à Agenda 2030 da ONU por meio dos KODS (Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável). Entre os compromissos assumidos pela Klabin está a redução da participação de combustíveis fósseis para garantir matriz energética de, no mínimo, 92% renovável até 2030. Além disso, temos uma meta aprovada pela ciência que prevê a redução de emissões específicas de Gases do Efeito Estufa (escopo 1 e 2) em 25% por tonelada de celulose, papel cartão e embalagens até 2025, e em 49% até 2035, a partir do ano base 2019.

“É um grande investimento da Klabin em sustentabilidade, substituindo a queima de um combustível fóssil por outro 100% renovável”, diz o diretor de Projetos e Engenharia da Klabin, João Braga. O gás gerado no processo (chamado de Syngas) surge a partir da decomposição térmica da de uma mistura de cavacos de pinus e de eucalipto, resíduos vegetais gerados na colheita das florestas plantadas da empresa e resíduos de madeira da área industrial. Além de colaborar consideravelmente para a redução das emissões de GEE na produção de Syngás também ajuda na redução de custos operacionais da unidade industrial.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também