loader image
04.08.21 às 11:02

Klabin investe R$ 40 milhões para aprimorar barreira sustentável em papel-cartão

Aporte garantirá a atualização de maquinário permitindo ampliar a capacidade produtiva do papel

Comprometida em trazer ao mercado soluções cada vez mais sustentáveis, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, anuncia o investimento de R$ 40 milhões em tecnologia para aplicação de barreira dispersível em papel-cartão, utilizado para a produção de  diversos tipos de embalagens presentes no dia a dia. Capaz de oferecer barreira à água, à vapor de água e à gordura diretamente na fábrica e em escala industrial, a solução mantém as características de reciclagem e compostagem originais do papel, sendo uma alternativa mais sustentável às opções atuais. 

O aporte financeiro será feito na atualização de uma máquina revestidora da Unidade Monte Alegre, no Paraná, que terá sua capacidade ampliada para até 60 mil toneladas anuais. O grande diferencial da solução aplicada ao papel-cartão é ser dispersível que, somada à eliminação do uso de embalagens adicionais ou a aplicação de revestimentos complementares, amplia significativamente o potencial de impacto positivo das embalagens. 

“A Klabin investe em barreiras sustentáveis há mais de 10 anos, tendo consolidado no mercado soluções como o Klafold FZ e Klafold GB, que já dispensam a aplicação de plástico associado ao papel-cartão para obtenção de barreira. O investimento na atualização desta máquina amplia as possibilidades de mercado que podemos atender, alcançando segmentos como o de alimentos resfriados/congelados (pizza, nugget, hambúrguer, carne, pescado, embutido), alimentos industrializados (proteína, caldo, biscoito), detergente em pó, copos de papel e até mesmo soluções mais sofisticadas para alimentos líquidos, isso em uma escala relevante”, afirma Flávio Deganutti, diretor de Papéis da Klabin. 

A atualização da máquina está sendo feita em duas etapas, sendo que a primeira teve como foco a atualização da tecnologia de aplicação e a segunda trabalhará em aumento de capacidade, bem como intensificará o desenvolvimento de novos produtos, especialmente aqueles de origem renovável. Entre os diferenciais técnicos da solução, a adição da barreira ainda na fábrica é um ponto relevante e que garante aumento de escala para a Companhia. “A otimização dos processos em prol da sustentabilidade passa pela inovação e acreditamos que o avanço tecnológico que este modelo de aplicação nos traz é um primeiro passo para a aplicação on-line, quando a barreira será adicionada diretamente na máquina de papel-cartão”, explica Deganutti. 

O investimento reforça a visão de longo prazo da Klabin, que trabalha para ser referência mundial em soluções responsáveis que respondam às constantes transformações da sociedade, com produtos florestais renováveis, recicláveis e biodegradáveis.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também