loader image
07.12.22 às 19:13

Nestlé: Brasil apresentou case de sustentabilidade durante a COP27

Empresa destacou as iniciativas ESG voltadas ao aumento do impacto positivo social e ambiental

A Nestlé Brasil iniciou suas ações na COP27, que acontece no Egito, com a apresentação do case que reforça a importância da sustentabilidade na cadeia do café. O evento aconteceu na última nesta quarta-feira (9), no Pavilhão do Governo Brasileiro, no espaço do Empreendedor, organizado pelo SEBRAE, e proporcionou ao público internacional a oportunidade de saber detalhes das iniciativas de economia circular no segmento cafeeiro nacional realizadas pela maior empresa de café do mundo e a principal compradora de café 100% rastreável e certificado do Brasil.  

“Atuamos constantemente para aumentar o impacto positivo social e ambiental em toda a cadeia produtiva dessa cultura em nosso país sem nos esquecer de promover transparência e conscientização para o consumidor por meio de iniciativas dedicadas. Por isso, é relevante que o mundo conheça esse case de sucesso que envolve o café no Brasil”, explica Carolina Carregaro, diretora de Public Affairs na Nestlé Brasil. 

Na operação nacional da Nestlé, 100% das fazendas produtoras de café atuam com alguma prática regenerativa voltada ao restauro e conservação de florestas, aumento da fertilidade do solo, redução da pegada de carbono, entre outras. Atualmente, cerca de 1.500 produtores integram o Cultivado Com Respeito, considerado o maior programa de sustentabilidade para cafés do mundo, e reúne fazendas certificadas por meio de empresas independentes e especializadas, garantindo a produção de um café que respeita as pessoas e o meio ambiente. Na etapa de produção, há operações com 100% de eletricidade limpa e renovável, sendo que a Nestlé foi pioneira na inauguração da primeira fábrica de café “Triple Zero”, com impacto ambiental neutro em água, resíduos e emissão de carbono.  

Além disso, há iniciativas de reformulação de embalagens que englobam uso de materiais com maior reciclabilidade, e menor uso de plástico, como por exemplo uma mudança nas cápsulas de Nescafé Dolce Gusto que representa mais de 200 toneladas de plástico a menos colocadas no mercado. Há também projetos estruturados de logística reversa de cápsulas de plástico e alumínio com mais de 300 pontos de coleta integrados em diversas regiões do país.  

Os consumidores têm acesso à jornada sustentável do café da Nestlé também por meio de um blockchain das embalagens de Nescafé Origens do Brasil. Isso deu protagonismo para 35 famílias produtoras que vivem na Chapada Diamantina, Bahia, e nas regiões mineiras de São Sebastião do Paraíso e Serras do Alto do Paranaíba. Também em 2022, a Nestlé assumiu o compromisso de ser a primeira marca de café torrado e moído e solúvel carbono neutro do Brasil. Isso se deu por meio de certificação e implementação de práticas de agricultura regenerativa nas fazendas produtoras, juntamente com práticas de reflorestamento com ação direta do consumidor.  

Sobre a?Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também