loader image
20.07.21 às 11:00

Pão de Açúcar começa a utilizar veículos elétricos nas entregas do e-commerce

Compras realizadas pelo site do Pão de Açúcar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as primeiras a contar com o serviço

A partir deste mês, quem realizar compras pelo site ou app do Pão de Açúcar poderá receber os produtos em veículos elétricos. Neste primeiro momento, o modal sustentável está disponível nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com vans e triciclos, respectivamente, e a expectativa é ampliar o raio de atuação nesses municípios até o fim do ano e chegar a outras localidades onde o e-commerce da marca tem operação a partir de 2022. Hoje, o Pão de Açúcar envia as compras realizadas de forma online a partir de seis centros de distribuição dedicados a essa operação, além de oferecer entregas no mesmo dia a partir da infraestrutura de mais de 150 lojas no Brasil.

A meta é ter 10 veículos elétricos realizando 5% das entregas do e-commerce ainda neste ano. Com autonomia de até 300 km, os veículos têm capacidade para fazer entre 15 e 30 entregas por dia e atendem, inicialmente, o bairro do Jardins e adjacências em São Paulo, e Leblon, na capital fluminense.

A iniciativa é um dos passos que contribuem para a redução de emissões de gás carbônico, uma das diretrizes de negócio do GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar. Além disso, os veículos elétricos também fazem parte do pilar de combate às mudanças climáticas, parte da estratégia de sustentabilidade da marca. “Temos muitos desafios nesse tema, mas entendemos que, como um elo entre fornecedores e clientes, temos um importante papel de contribuir para uma nova agenda ambiental. Por isso, investimos nos veículos elétricos como uma iniciativa mais sustentável para os clientes receberem seus produtos em casa e contribuímos para a redução de nossas emissões de gases”, avalia Mirella Gomiero, Diretora de Recursos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA.

A operação do e-commerce do Pão de Açúcar tem crescido exponencialmente, especialmente no último ano, com as compras de supermercado online se tornando uma modalidade essencial para os clientes. “A inclusão dos veículos elétricos em nossa frota de São Paulo e Rio de Janeiro é o primeiro passo na implementação desse modal em larga escala na nossa operação logística de entregas. Optamos por iniciar essas entregas nessas localidades pela relevância das praças para o negócio online da marca. Tanto as vans quanto os triciclos estão totalmente equipados para que os clientes recebam os produtos adquiridos pelo site com a mesma qualidade que já estão acostumados, mas, agora, com a materialização do conceito de sustentabilidade na porta de casa”, complementa Rodrigo Pimentel, Diretor de E-commerce do GPA.

Além dos veículos elétricos, a operação do e-commerce conta, também, com 80 caminhões com sistema de refrigeração 100% elétrico com a tecnologia da solução eutética, que consiste na instalação de chapas de aço inoxidável e serpentina de aço, as quais, combinadas, permitem o congelamento durante o armazenamento. Dessa forma, o Pão de Açúcar investiu na substituição dos motores a diesel por elétricos nesses veículos que circulam pela cidade de São Paulo. Implantadas há dois anos, além de reduzir as emissões de gás carbônico, essas iniciativas também colaboram para aprimorar a cadeia de frio dos produtos perecíveis transportados diariamente.

Veja também
Quer ouvir essa página? É só dar o play abaixo!