loader image
17.05.23 às 16:55

TIM terá 100 usinas de fontes renováveis até o fim do ano

Operadora encerrou primeiro trimestre de 2023 com 64 usinas solares, hídricas e de biogás
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 Em 2023, a TIM vai ampliar ainda mais seu projeto de geração distribuída de energia, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável arrendadas de parceiros. A expectativa da companhia é contar com 100 unidades alimentando suas operações em diferentes Estados até o fim do ano, com predominância de plantas solares. Somente no primeiro trimestre, 15 novas usinas foram incorporadas pela operadora, totalizando 64 unidades, que produzem 47% do consumo total da empresa.

As usinas que iniciaram a produção para a TIM entre janeiro e março deste ano estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e produzem, no total, 3.000 MWh, o suficiente para abastecer mais de 1,6 mil antenas. Com essas novas unidades, a companhia totaliza 18 parceiros, incluindo grandes nomes como Faro Energy, Gaswatt Energia e Hy Brazil Energia e também fornecedores menores, como Fotossíntese Tecnologia Solar e Progressul Sistemas de Energia estimulando o mercado de produção de energia renovável. A companhia vem priorizando a energia solar, representando cerca de 80% do total da planta, mas conta também com usinas hídricas e de biogás.

Bruno Gentil, Vice-Presidente de Recursos Corporativos da TIM, ressalta o protagonismo da operadora em geração distribuída de energia no setor de telecomunicações: “apostamos em energia renovável desde 2017 e já temos usinas em 18 Estados e no Distrito Federal. Até o fim do ano, seremos a operadora com maior autogeração, o que reforça ainda mais a sólida agenda ESG da TIM”.

O executivo destaca que a empresa alcançou a marca de 100% de energia limpa em seu consumo total em 2021 e mantém esse patamar desde então, complementando a produção oriunda das usinas com aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável. Cada certificado garante que 1 MWh foi injetado no sistema interligado nacional a partir de uma fonte de geração de energia renovável. Ou seja, é uma forma de compensar o consumo proveniente de fontes não renováveis. “A aquisição de certificados e a compra no mercado livre complementa nossa estratégia e, ao mesmo tempo, fomenta a produção de energia limpa no setor elétrico brasileiro, gerando um círculo virtuoso para toda a sociedade”, explica.

Impacto positivo para a economia local

O investimento da TIM e de empresas parceiras na implementação de usinas beneficia diretamente as comunidades onde as plantas estão localizadas. Desenvolvidas principalmente para alimentação de torres e antenas, a produção de energia é compartilhada com a população dos municípios. Além disso, o projeto incentiva a criação de postos de trabalho, voltados para a construção e a manutenção das usinas. Estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) diz que cada megawatt de energia solar instalada demanda uma força de trabalho de 30 novos empregos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também