loader image
14.02.22 às 9:59

Unilever: usando a colaboração coletiva para uma cadeia mais transparente

Com a ajuda de nosso parceiro Premise podemos obter uma visão mais completa de nossa cadeia de fornecimento de óleo de palma

Para garantir uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento, precisamos ser capazes de rastrear nossos ingredientes até onde eles são cultivados. Para um produto como o óleo de palma, o primeiro quilômetro da plantação ou fazenda onde os frutos do óleo de palma – também chamados de cachos de frutos frescos (CFF) – são colhidos, até o ponto onde são processados, geralmente é onde precisamos de mais visibilidade.

Rastrear o que acontece nesse primeiro quilômetro crítico nem sempre é tão simples. Convencionalmente, as empresas traçaram um raio de 50 km ao redor das usinas em sua cadeia de fornecimento e assumiram que as fazendas ou plantações nessas áreas provavelmente forneceriam às usinas. Os CFF precisam ser processados dentro de 24 horas após a colheita, por isso foi amplamente aceito que as usinas seriam responsáveis por esse processamento para as fazendas próximas.

No entanto, dada a complexidade das cadeias de fornecimento de óleo de palma, acreditamos que a forma como monitoramos isso precisa ser melhorada para que possamos verificar que nosso fornecimento não está vinculado ao desmatamento.

Sabemos que, enquanto alguns produtos vão direto da fazenda para a usina, às vezes o fruto do óleo de palma é comercializado através de um intermediário, com os cachos de frutos frescos sendo deixados e recolhidos em pontos de coleta informais. Esses pontos de coleta podem estar longe de onde o fruto foi cultivado, tornando mais difícil determinar se o fruto foi produzido de forma sustentável ou não sem dados concretos.

Mas agora, trabalhando com nosso parceiro Premise, estamos criando uma comunidade de pessoas locais na Indonésia que nos ajudará a rastrear o fruto desde o ponto de origem até o processamento.

Colocando o poder nas mãos das pessoas

Nosso piloto recruta fornecedores e trabalhadores das usinas para fornecer fotos e informações sobre pontos de coleta e rampas através da plataforma digital de crowdsourcing da Premise. Os colaboradores são ensinados, através da plataforma da Premise, a coletar informações de uma maneira que respeite as leis de pessoas e propriedades e de acordo com os regulamentos da Indonésia.

A Premise analisa o material de origem através de seu sistema de controle de qualidade com inteligência artificial para verificar a credibilidade das fotos e garantir que os pontos de coleta não sejam contados duas vezes. Isso nos ajuda a construir uma imagem melhor de partes anteriormente não documentadas da cadeia de fornecimento de palma que operam na área.

Na província de Aceh, em Sumatra, Indonésia, onde realizamos o piloto, conseguimos identificar e documentar mais de 5.000 pontos de coleta em uma única região. Isso nos dá uma compreensão muito mais informada de onde o óleo de palma fornecido a nós está sendo cultivado.

Podemos integrar isso com o restante de nossas informações de fornecimento, unindo os pontos para uma visão mais completa de nossa cadeia de fornecimento e permitindo que tomemos ações mais direcionadas para melhorá-la – seja oferecendo mais suporte para pequenos produtores ou iniciando novas conversas com nossos fornecedores.

Um esforço unido em grande escala

Estamos agora desenvolvendo um modelo para ampliar o projeto, que incluirá o convite a fornecedores e outras empresas de bens de consumo para participar.

“Indivíduos, seja como consumidores ou como parte de uma organização, muitas vezes podem se sentir impotentes diante de desafios como o desmatamento ou mudanças climáticas. Nossa parceria com a Premise está mudando isso, convidando pessoas em campo para nos ajudar a seguir a jornada que as matérias-primas fazem no primeiro quilômetro da cadeia de fornecimento”, diz Andrew Wilcox, Gerente Sênior de Fornecimento Sustentável e Programas Digitais da Unilever.

“Acreditamos que nosso piloto em Aceh é o primeiro caso mundial de tecnologia de crowdsourcing em grande escala sendo aplicada ao fornecimento de commodities. A tecnologia é um poderoso capacitador para a rastreabilidade e transparência da cadeia de fornecimento, e o crowdsourcing e as parcerias são essenciais para desenvolver as capacidades que a Unilever e o mundo precisam urgentemente para combater o desmatamento”.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também