Spam é um desafio contra o desperdício de energia na era digital

Relatório aponta que brasileiros são os vice-campeões no ranking dos que mais enviam e-mails indesejados no mundo

Marcelo D’Salete tem 29 anos e é artista plástico. Ele passa, em média, cinco horas por dia na frente de computador fazendo pesquisas, publicando trabalhos, baixando músicas, enviando e recebendo e-mails encaminhados pelos amigos e pelos internautas que visitam seu site. “Parte desse tempo eu perco para identificar e me livrar dos spams”, conta D’Salete.

O que o artista plástico — e, provavelmente, a grande maioria dos internautas — não sabia é que o tempo gasto com essas mensagens eletrônicas indesejadas enviadas em massa tem custos não só para o bolso, mas também para o ...

Computadores de cabeça quente

Setor de informática já é responsável por 2% da emissão mundial de CO2 e, caso nada seja feito, essas emissões crescerão até 10% ao ano

Do seu surgimento até hoje, os computadores ficaram menores e mais velozes. Mas toda essa rapidez teve como resultado máquinas com alto consumo energético, que ao funcionar ficam super-aquecidas e precisam ser refrigeradas com maior dispêndio de energia.

Para se ter uma idéia do impacto da produção e utilização de computadores basta conhecer o resultado de uma pesquisa da empresa de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (tecnologia da informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. O estudo ainda alerta que, caso nada seja feito, essas emissões tendem ...

Álcool também para o transporte coletivo

Começam, no mês que vem, os primeiros testes brasileiros de ônibus movido a etanol

São Paulo será a primeira cidade do Brasil a testar o ônibus movido a álcool, em ação ligada ao Projeto Best. O projeto é uma iniciativa internacional da Prefeitura de Estocolmo, na Suécia, que procura incentivar o uso de etanol em sistemas de transporte público urbano em várias cidades do planeta. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo.

Com isso, as entidades envolvidas pretendem conscientizar a sociedade e o poder público sobre as vantagens ambientais do ...

Óleo de soja como combustível para motores diesel

Pesquisa brasileira aponta caminhos alternativos

Artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2007 da revista Ciência Rural*, e divulgado pela agência Notisa, descreve o óleo de soja como a melhor alternativa ao óleo diesel, utilizado em motores de ignição por compressão – como os de pick-ups, caminhões e caminhonetes. O estudo foi realizado pelo pesquisador José Fernando Schlosser e sua equipe, na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e conclui que os óleos vegetais podem ser usados in natura, esterificados (na forma de biodiesel) ou ainda em mistura com o óleo diesel convencional.

O principal problema encontrado pelos pesquisadores nos ...

Painel solar de aquecimento de água chega às construções populares

A CDHU anuncia a construção de 48 mil casas equipadas com painel solar

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) está construindo empreendimentos imobiliários populares utilizando a energia solar como tecnologia de aquecimento da água. A idéia é construir, até o final de 2008, cerca de 48 mil casas equipadas com painéis solares. A tecnologia barateia a construção dos imóveis, reduz a conta de energia elétrica dos moradores e ainda contribui para a sustentabilidade da vida no planeta, uma vez que não há emissões de gás carbônico provocadas pelo uso de energia elétrica no processo de aquecimento da água.

De acordo com ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...